segunda-feira, 26 de maio de 2008





No mês de maio fizemos na escola o Chá das Mães com apresentações dos alunos, desfile de moda dos alunos com as roupas favoritas das mamães. Foi um show de talentos!!
Meus alunos do Coral Arco-Íris da Alegria apresentaram-se com duas músicas: "Ela é Bamba"( da cantora Ana Carolina) as meninas cantaram e sambaram e os meninos tocaram instrumentos, "A Casa" ( de Vinícius de Moraes). Você sabia que a música "A Casa" foi criada por Vinícius de Moraes em homenagem a sua mulher que estava grávida? Pense na letra:
Era uma casa
Muito engraçada,
Não tinha teto,
Não tinha nada.
Ninguém podia
Entrar nela não,
Porque na casa,
Não tinha chão.
Ninguém podia,
Dormir na rede,
Porque na casa,
Não tinha parede.
Ninguém podia,
Fazer pipi,
Porque penico,
Não tinha ali,
Mas era feita,
Com muito esmero,
Na rua dos bobos,
Número zero.

As mamães ficaram emocionadas com as apresentações tão criativas. O Chá das Mães foi um sucesso!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Como os alunos vêem o mundo? Como representam?




Quantas formas você observa no castelo? E no sol?
Estas pinturas foram realizados pelos alunos de 3ª série a partir da música Aquarela.


Os alunos conhecem o mundo quando utilizam o conjunto de idéias que possuem o que eles sabem, relacionando-as e produzindo novos conhecimentos gerando, assim, novos significados.
A criança para conhecer o mundo precisa explorar o espaço de sua casa, sua escola, seu bairro, vivenciando seus limites.
Meus alunos representam o mundo através de desenhos, gráficos, formas geométricas, mapas, brincadeiras com o corpo que envolvam formas, localização, orientação,...
Somente depois que exploram bem os espaços poderão aprender melhor sobre seu bairro, município, país.
As crianças pequenas apresentam dificuldades com o tempo, necessitando serem estimuladas com rotinas, brincadeiras, jogos que envolvam espaço e tempo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Por que fazemos perguntas?


Estamos aqui Talita,Bia,Ana Beatriz,Adriana(eu), Liege na aula presencial do Seminário Integrador IV, refletindo sobre as perguntas que nossos alunos fazem.A pergunta mais pertinente e que daria um belo projeto é: Como os astronautas voltaram da lua? Nosso colega Paulo sempre pesquisando nos deu uma excelente explicação.Outras perguntas surgiram em nosso grupo:Por que o céu é tão longe?, Por que chove na hora do recreio?, O que o piolho faz na cabeça?
O que eu achei mais interessante na aula do professor Silvestre foram as reflexões que fizemos acerca da importância de saber ouvir as perguntas de nossos alunos, que atrás de uma pergunta podem ter muitas hipóteses sobre o assunto e o educando necessita confirmá-las.Uma das funções da educação é transformar perguntas do senso comum em conhecimentos científicos. Muitas vezes, nós professores na ânsia de trabalharmos todos os conteúdos,cumprir todos os prazos esquecemos que a essência de educar é não dar as respostas prontas e sim respondermos os questionamentos com outra pergunta fazendo nossos alunos pensarem e também buscarem as respostas.
Devemos ser como Sócrates( filósofo)passar a vida a ensinar como ele ensinava, fazendo perguntas para acordar as idéias. Ele ao menos uma coisa sabia: que nada sabia.

domingo, 11 de maio de 2008

Conhencendo a Câmara de Vereadores



As professoras de 3ª série de minha escola com o objetivo de ensinar para os alunos os três poderes(Legislativo,executivo, judiciário) suas diferenças e importância para o município, organizaram uma visita orientada à Câmara de Vereadores.As crianças circularam por toda a Câmara e aprenderam que o Poder Legislativo cumpre papel importantíssimo perante a sociedade. Nele está a repre-sentação mais imediata do povo, ou seja, um representante com poder de decisão junto aos assuntos que concernem à cidade.A Câmara dos Vereadores desempenha três funções primordiais para a consolidação da democracia: a de representar o povo, especificamente, de um município legislar sobre assuntos de interesse local e fiscalizar a aplicação de recursos públicos realizados pela Prefeitura.Os alunos orientados pelas professoras, em sala de aula fizeram cartas aos vereadores falando das facilidades e dificuldades do nosso município, depois na prática houve uma conversa com o presidente da Câmara e entregaram as "cartinhas" com sugestões de melhorias para nossa cidade,assim, todos nós tivemos uma aula de democracia e a cidadania!

sábado, 3 de maio de 2008

Arte Indígena


Os alunos conheceram um pouco da vida e da arte dos índios percebendo a cultura e o que os índios inflenciaram nossas vidas na alimentação, na arte, nos hábitos...
Depois que descobriram como viviam os índios antes da chegada dos homens brancos(portugueses), que existiam mais de 10 milhões de índios que viviam livres caçando pescando e com o contato com o homem branco começaram a pegar doenças dos brancos,morrer nos combates, tentaram escravizá-los...
Hoje o índio vive em pequenas reservas,tem uma vida difícil, mas suas contribuições, seus hábitos e arte devem ser valorizadas por todos nós! Os alunos gostaram muito de reproduzir a tartaruga que mostra o quanto o índio valoriza e respeita a natureza quem sabe assim, estarei ajundando-os a valorizar outras culturas.

Descobrimento do Brasil




O mês de abril foi muito rico para a disciplina de Estudos Sociais, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o Descobrimento do Brasil, em pequenos grupos, observaram as rotas que os portugueses faziam para chegar até Calicute (Índias). Trabalharam com mapas que mostraram as rotas da saída de Lisboa, o desvio até o Brasil e a chegada em Calicute para compra de mercadorias.Os alunos adoraram ilustrar as rotas e entender onde exatamente chegaram os portugueses em nosso território.Conheceram também alguns portugueses importantes para a história do Brasil e da América.