terça-feira, 18 de novembro de 2008

Feira do Livro um banho de Cultura





A Feira do Livro de Porto Alegre este ano estava maravilhosa. Os alunos cantaram, conversaram com o autor presente (Mario Pirata) que fez muitas brincadeiras e poesias com as crianças. Depois fomos dar um volta pela feira, visitar as bancas, ver o lago Guaíba. Na volta para Cachoeirinha tivemos um bela surpresa a ponte móvel estava abrindo-se para o navio passar. Os alunos ficaram encantados!

domingo, 9 de novembro de 2008

Papéis Invertidos

Todos nós sabemos que as estruturas familiares estão mudando.Isto vem acontecendo há muito tempo.As famílias estão se modernizando pai cuida dos filhos,temos casais sem filhos por opção, casais em que ambos tem filhos do primeiro casamento e também em comum, enfim a família nuclear mudou, não é mais regra nem modelo de família no momento.
Porém, observamos que os pais nas diferentes famílias a dificuldade de lidar com seus filhos desde cedo.Há grande inconstância e insegurança na forma de agir, muitos sente-se completamente confusos.O que está acontecendo? Por que os pais estão com receio de serem pais? Uma explicação é que estes pais tiveram uma educação muito repressora e não querem repetir com seus filhos, acabam indo para o lado oposto disto sem cobranças, sem compromissos, com o intuito de serm pais liberais. Outra explicação, os pais julgam que passam pouco tempo com seus filhos, pois trabalham muito, e nos momentos que etão juntos não querem educar, chamar a atenção exigir temas e trabalhos...
Ambas as explicações são razoáveis, porém os pais que buscam ajuda percebem que estas formas não ajudam em nada os filhos. Em algumas famílias há uma clara inversão de papéis: quem manda na casa são os filhos e não os pais.
Muitos pais não conseguem frequentar um restaurante porque o filho não pára, não compram nada para casa porque os filhos estragam,a vida do casal está subordinada a vontade dos filhos. Os pais sentem que algo está errado, mas não sabem o quê?
Portanto, por mais que às vezes doa, pais precisam ser pais. Precisam saber ouvir seus filhos, mas também ser sensato e dar a última palavra; precisam ser afetuosos, mas também firmes, precisam ser amigos mas acima de tudo agirem como pais.
Nossa principal tarefa é apresentar aos filhos um mundo real, que ajudará no futuro e não um mundo que fantasia em que todas as coisas existem para serví-lo, pois este, com certeza lhe trará mais sofrimentos do que alegrias.

sábado, 1 de novembro de 2008