quarta-feira, 14 de maio de 2008
Por que fazemos perguntas?
Estamos aqui Talita,Bia,Ana Beatriz,Adriana(eu), Liege na aula presencial do Seminário Integrador IV, refletindo sobre as perguntas que nossos alunos fazem.A pergunta mais pertinente e que daria um belo projeto é: Como os astronautas voltaram da lua? Nosso colega Paulo sempre pesquisando nos deu uma excelente explicação.Outras perguntas surgiram em nosso grupo:Por que o céu é tão longe?, Por que chove na hora do recreio?, O que o piolho faz na cabeça?
O que eu achei mais interessante na aula do professor Silvestre foram as reflexões que fizemos acerca da importância de saber ouvir as perguntas de nossos alunos, que atrás de uma pergunta podem ter muitas hipóteses sobre o assunto e o educando necessita confirmá-las.Uma das funções da educação é transformar perguntas do senso comum em conhecimentos científicos. Muitas vezes, nós professores na ânsia de trabalharmos todos os conteúdos,cumprir todos os prazos esquecemos que a essência de educar é não dar as respostas prontas e sim respondermos os questionamentos com outra pergunta fazendo nossos alunos pensarem e também buscarem as respostas.
Devemos ser como Sócrates( filósofo)passar a vida a ensinar como ele ensinava, fazendo perguntas para acordar as idéias. Ele ao menos uma coisa sabia: que nada sabia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ótima postagem! Estou até emocionada! Parabéns! Você, inicialmente, fazia postagens bem curtinhas, objetivas e, atualmente, tem cada vez mais conseguido desenvolvê-las e fazer maiores reflexões. Alcançamos o objetivo de despertar esse ponto, que entendo como fundamental na Educação.
Continue progredindo, refletindo e aprofundando suas idéias! Abraço
Postar um comentário