domingo, 14 de setembro de 2008

Ensino de Teatro e Música Sim!


Li recentemente artigo publicado no jornal Zero Hora (06/07/08) com o título acima:"Ensino de Teatro Sim!", onde o professor Márcio Silveira dos Santos(mestrando em Artes Cênicas- PPGAC/UFRGS)fala do momento ímpar que nossa capital Porto Alegre vive sediando mais uma vez o Porto Alegre em Cena que prima pela qualidade de sua programação. O Porto Alegre Em Cena não se restringe apenas a apresentação de espetáculos mas também há atividades formadoras como seminários,oficinas de teatro atraindo inumeras pessoas.
Neste mesmo artigo ele fala sobre a aprovação pelo governo federal da inclusão da disciplina de música no currículo da educação básica, a lei nº11.769. Alguns especialistas manifestaram-se sobre a sobrecarga que as escolas seriam submetidas.
Quando leio algo deste tipo me reporto ao trabalho excelente que o município de Cachoeirinha vem desenvolvendo com o projeto Música-Ação-Inclusão (que me orgulho fazer parte) onde as escolas municipais oferecem no turno oposto aos das aulas oficinas de flauta,violão,teclado...Toda as escolas têm um Coro Infantil( sou regente do Coro Infantil Arco-ìris da Alegria), e isto não aconteceu por uma lei e sim por vontade de um grupo de professoras municipais que AMAM A MÚSICA de boa qualidade que acrescenta aos alunos valores e perspectivas...
O professor Marcio que é da área das artes lembra ainda àqueles que acham o ensino da música e do teatro uma sobrecarga às escolas que a lei 9.394/96 diz que o ensino das artes constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN), instrumento balizador dos projetos pedagógicos e da reflexão das práticas educativas diz que o teatro dá oportunidade para que a criança se aproprie "crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade". A música na escola também cumprirá este papel integrador, social e cultural. Aliás, já vem cumprindo no município de Cachoeirinha. Em recente Feira do livro organizada na EMEF. Castro Alves que sou professora e regente do Coro, tivemos prova concreta e animadora da importância da música na escola. Nos dias 12/09 e 13/09/08 passsaram por lá os Coros Infantis "Pequenos Brilhantes" da EMEF. Carlos A. Wilkens, a professora Marisol como regente , a pequena orquestra da EMEF. Getúlio Vargas com o professor Dimi como regente e o Coro Arco-Íris da Alegria, com a professora Adriana regendo. Abrilhantando mais a nossa Feira do Livro tivemos apresentção da excepcional orquestra de Flautas da Escola Vila Lobos - localizada em Porto Alegre e regida pela professora Cecília. Por fim quero dizer que CONCORDO PLENAMENTE COM O ENSINO DE TEATRO E MÚSICA NAS ESCOLAS!

Nenhum comentário: