Encontrei em Escola, Projeto Pedagógico e Currículo no eixo um o seguite parágrafo de TARDIF:
O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. Cap. 3. p. 112 – 149. In TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003
"a pedagogia enquanto tecnologia interativa que se concretiza através da reflexão e da ação no processo ensino-aprendizagem, corresponde a uma atividade construtiva e interpretativa ao mesmo tempo: os professores precisam interpretar os objetivos, dar-lhes sentido em função das situações concretas de trabalho e, ao mesmo tempo, conceber e construir as situações que possibilitam a sua realização"(pág.12)
No desenvolvimento do meu TCC tentarei provar o quanto o uso das tecnologias está dissiminado na educação. E pode causar um grande impacto e mudanças significativas no processo-ensino aprendizagem. Se o professor puder utilizar o computador como instrumento e propor desafios significativos aos educandos através de uso de aplicativos como processador de textos, gerenciar banco de dados, ou uso do blog que favoreça a aprendizagem construtiva a partir de suas próprias ações mentais ou físicas está favorecendo a elaboração do seu conhecimento para apresentar a solução da situação-problema.
O professor é um eterno aprendiz e deve realizar uma leitura e uma reflexão de sua prática e lançar-se no desafio de renovar a metodologia e buscar novos recursos para aflorar as potencialidades e experiências dos seus alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá, Adriana!
É exatamente este o propósito do blog neste momento.
Trouxeste as referências completas explicando de onde retiraste a citação.
Além disso, linkaste as ideias dos autores juntamente com as tuas.
Verás que a escrita aqui é um treinamento para o TCC.
Grande abraço, Anice.
Adriana:
Esperarei nesta semana mais duas postagens tuas para que fiques em dia aqui no blog, certo?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário