Para Durkheim a educação é um fato social e tem o papel de socialização dos indivíduos. A educação é um dos mecanismos coercitivos de primeira ordem, pois esta opera ainda no alvorecer da formação da consciência social humana. Nas palavras de Durkheim: “(...) toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente”.
DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora In PEREIRA, LUIZ e FORACHI, Marialice. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 8. ed. São Paulo: Nacional, 1977. Disponível em http://www.ufrgs.br/tramse/pead/2006/01/educao-diferenciadora.htm
Concordo com Durkheim quando diz que a escola tem papel de socialização dos indivíduos e permite aos educandos ver, sentir e agir dentro de um contexto escolar. Neste contexto a escola está abrindo possibilidades do uso das tecnologias para possíveis mudanças na compreensão, de autoria e na busca de pesquisas que valorizam o ensino - aprendizagem dos alunos.
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Um comentário:
Olá, Adriana!
Tuas citações estão completas! Percebo que seria benéfico teres inserido alguns exemplos de tua prática para entendermos melhor esse processo de ensino-aprendizagem voltado ao uso das tecnologias.
Grande abraço, Anice.
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