A busca de estratégias que sustentem a necessidade de um novo paradigma pedagógico há muito tempo advogado por Paulo Freire e sintetizado na Pedagogia da Autonomia ( Freire, 1999) esta pedagogia se realiza no encontro de com outro grande autor Jean Piaget. Ambos são fundamentais para a proposição da pedagogia da incerteza. As arquiteturas pedagógicas que constituem a combinação do aparato técnico com a visão pedagógica resgatando práticas já difundidas com o uso telemático pensando nas suas potencialidades para desenvolver aprendizagens e que tipo de aprendizagem é privilegiado com um ou outro material pedagógico.
Estou em busca de autores que sustentem meu quadro teórico no TCC e relendo o texto Arquiteturas Pedagógicas para e educação a distância percebi que a riqueza de ideias que as autoras Marie Jane Soares Carvalho, Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Menezes ( 2005) fazendo o viés da importância do uso telemático sustentado pelos pensamentos construtivistas de Piaget e a pedagogia da pergunta de Freire que educar para a incerteza implicará em:
Educar para transformar informações em conhecimento;
É o que tento provar durante todo o meu trabalho que não basta ter acesso as informações, que devemos interpretar, relacionar e comparar informações na busca de interações e intervenções significativas de conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Adriana:
Sucintamente conseguistes linkar as arquiteturas pedagógicas com o tema do teu TCC.
Para teu TCC, nada melhor mesmo que Piaget e Freire juntamente com a contribuição moderna.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário