quarta-feira, 23 de abril de 2008

Iniciação Científica e o Brincar



As crianças têm maiores facilidades em expressar-se desenhando,jogando, esta atividade pôde contribuir muito para o professor saber qual o entendimento do aluno sobre temas científicos.
Trabalho com 3ª série, então retirei as palavras átomo, célula, micróbio e ácido pois estavam fora do contexto da turma. Estas palavras ainda não fazem parte do currículo desta série. Troquei estas quatro palavras pelos vocábulos: artificial, natural, higiene, que fazem parte do currículo da série.
Dividi a turma em grupos de cinco alunos, questionei os estudantes que desenhos foram mais parecidos e que desenhos foram diferentes e quais os mais difíceis de realizar.
Os alunos acharam mais fácil de representar a palavra estrada. Os desenhos mais parecidos na comparação foram coração, força, pé e árvore e os mais difíceis na sua idéia estão planeta e saudade. Achei que desta forma estava problematizando suas idéias e fazendo com que eles percebam que não existe certo ou errado na maneira de representar e sim a idéia própria de cada um.
Os grupos tiveram um tempo para discutir os desenhos semelhantes e os diferentes e os mais difíceis de realizar. Apresentaram para os outros grupos e a partir do que surgiu pude ampliar alguns conhecimentos.
Sobre a higiene, por exemplo, apareceu muito a higiene corporal, pude introduzir a higiene ambiental e mental e fazer os alunos aumentarem seus conceitos de higiene.
O desenho representando o que era artificial e natural foi muito interessante porque anteriormente havia explicado aos alunos o que era artificial e natural. Havíamos criado uma atividade de matemática (Classificação e Seriação 4), onde separamos embalagens de alimentos artificiais e naturais, montamos uma tabela para sabermos se o que estamos ingerindo é mais natural ou artificial.
Os alunos mostraram que entenderam bem os conceitos trabalhados nas suas representações. Tanto no semestre passado, como neste, tenho procurado trabalhar globalizado, tentei apoiar-me em outra área de conhecimento que é a matemática para o estudo ficar mais contextualizado.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Jóia, Adriana! E gostei de ler uma postagem maior, com mais descrições e já uma reflexão sua. Parabéns! Continue trazendo as relações do PEAD com a sua sala de aual e as repercussões disso junto aos alunos por meio das produções deles (o que refletem) e dos comentários em aula. Abraço