quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Análise do plano de Aula de Linguagem- Consciência Negra

1.Para o planejamento, você escolheu um tema a ser desenvolvido. Qual é a importância deste tema para os seus alunos, isto é, para o grupo para quem planejou, no dia de hoje? É um tema de que os alunos precisam hoje para resolver algum problema concreto? Para satisfazer alguma curiosidade? Este tema escolhido é importantíssimo, pois resgata a identidade, os valores de uma das etnias que formou a população brasileira os afro-descendentes, que foi muito discriminada no passado no nosso país e que luta pelos seus direitos até os dias de hoje.

2.Qual a relevância do tema escolhido para os alunos no futuro? Em que o tema vai contribuir para a vida dos alunos? O tema poderá ajudar os alunos a serem sujeitos que no futuro se relacionem bem com todas as pessoas, que escolham suas amizades pelo caráter do sujeito e não pela sua cor, percebendo talvez uma educação que valorize o respeito ao próximo e as diferenças.

3. Qual é o acesso que os seus alunos têm ao tema? O que eles já sabem sobre o tema? Onde o tema aparece no cotidiano dos alunos? O que pode motivá-los a trabalhar com este tema?
A diversidade de etnias aparece no cotidiano de nossas turmas. Percebo que os alunos afro-descendentes são muitas vezes deixados de lado na escola por não pertencerem ao padrão de beleza que mostra a mídia. Noto também que algumas meninas brancas não se entrosam com as meninas afro-descendentes porque não as acham inteligentes, às vezes não querendo fazer trabalho em grupo com elas. A ideia que traz a história de uma menina brasileira se comunicar com um menino africano através de um telefone de lata aproxima as duas etnias promovendo curiosidade e também a vontade de conhecer melhor este povo.

4. De que forma esta atividade planejada se relaciona com outras disciplinas além da linguagem? Quais são elas? Esta atividade planejada se relaciona com os temas transversais que são: ética, pluralidade cultural e orientação sexual. As disciplinas que se relacionam são História e Geografia.

5. O tema escolhido poderia ser um tema desencadeador para desenvolver um projeto mais amplo e interdisciplinar? Seguindo as etapas como os projetos são desenvolvidos, o que você teria que fazer antes de explorar o tema da forma prevista? E o que você teria que fazer depois?

Claro que este tema poderia ser o desencadeador de um projeto mais amplo, principalmente porque contempla os temas transversais. Anteriormente teria que trabalhar sobre o motivo que os povos africanos chegaram ao Brasil, a vida culturalmente complexa na África desde antes da mercantilização e escravidão. Depois teria que trabalhar sobre os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as maneiras criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos. A escola deve fazer pensar: O que significou a experiência da escravidão para a população de índios e negros?

6.Agora, imagine um encontro seu com os pedagogos Célestin Freinet e Maria Montessori. Quais sugestões Freinet daria a você para desenvolver este projeto? E quais ideias teria Maria Montessori?
Adoraria conhecer Celestin Freinet e com certeza ele me daria como sugestão trabalhar com a imprensa escolar dos textos dos alunos contando sobre a vida no Brasil e com a correspondência inter- escolar onde os alunos vão se corresponder com os alunos das outra turmas de 4º ano contando suas aprendizagens sobre os afro-descendentes demonstrando uma pedagogia mais cooperativa. É claro que antes eu irei conversar com as professoras das outras turmas de 4º ano para ver quem será a dupla de cada aluno.
Maria Montessori me daria como ideia criar histórias matemáticas sobre os afro-descendentes e usar como recurso para resolvê-los o multi- base ou material dourado.

Bibliografia: Temas Transversais- PCN- volume 10

Aqui estou analisando o plano de aula que realizei na disciplina de Linguagem e Educação. E postei no dia 15/11/09 no Blog. As seis perguntas foram elaboradas pela professora Caroline da disciplina de Didática, eu respondi e achei interessante colocar no Blog, pois as perguntas ampliam meu trabalho de Linguagem e aprofundam meu planejamento segundo os teóricos Freinet e Maria Montessori. Escrevi esta parte de cor diferente porque estou explicando o propósito de minha postagem.


Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Aqui não consegui compreender muito bem o propósito da postagem. Colocaste trechos de uma atividade? Estas perguntas foram formuladas por quem? Pergunto, porque quem está de fora não entenderá muito bem. Teria como explicar melhor aos teus leitores?

Abraço, Anice.