domingo, 28 de março de 2010

Arquitetura Pedagógica

Estou fazendo um esboço das arquiteturas pedagógicas que desenvolverei com os alunos do 5º ano na primeira semana de estágio. Está planejado um passeio aos pontos turísticos e limites da cidade de Cachoeirinha no dia 13/04/10. Pretendo após o passeio fazer relato no blog da turma, um portfólio do município com limites, distância da capital, mapa virtual, breve histórico da cidade com pesquisa no Laboratório de Informática, etnias que povoaram a cidade... Este revisitar o município parte da ideia que devemos conhecer a realidade local para depois aprender sobre a relidade de nosso Estado.
Segundo Piaget e outros pesquisadores demonstram através de seus estudos, que a relação de inclusão de cidades em estados e estados em países só é resolvida satisfatoriamente mais menos entre 9,10 anos e meus alunos de estágio estão nesta faixa etária.
Escolhi esta arquitetura pedagógica para a primeira semana de estágio por estar inserida no contexto do que os alunos estudaram no 4º ano. A turma estudou o município, só que não conseguiram fazer City Tour pela cidade. Então, neste ano vamos retomar este conhecimento para depois aprofundar o Estado.
Segundo as autoras Ana Maria Petersen, Maria Aparecida Bergamaschi, Simone Valdete dos
Santos do artigo Semana Indígena (interdisciplina questões étnico-raciais na educação) dizem que a escola precisa investigar a origem étnica daqueles que não são mencionados, que ficam à margem. Concordo com as autoras quando escrevem que conhecer a origem da família das crianças e adolescentes é primordial para conhecermos e aprofundarmos a origem do Brasil.( Escrevi de outra cor porque é a reescrita da postagem em 03/04/10)

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana!

A ideia é bem interessante. Fiquei a me perguntar porque elegeste este assunto. Foi uma demanda dos alunos? Tu percebeu que esta informação seria importante dentro do contexto deles? Porque escolheste esta questão para uma AP?

Abração, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana!

Estamos sentindo falta das tuas contribuições aqui!

Grande abraço, Anice.