domingo, 28 de março de 2010

Arquitetura Pedagógica

Estou fazendo um esboço das arquiteturas pedagógicas que desenvolverei com os alunos do 5º ano na primeira semana de estágio. Está planejado um passeio aos pontos turísticos e limites da cidade de Cachoeirinha no dia 13/04/10. Pretendo após o passeio fazer relato no blog da turma, um portfólio do município com limites, distância da capital, mapa virtual, breve histórico da cidade com pesquisa no Laboratório de Informática, etnias que povoaram a cidade... Este revisitar o município parte da ideia que devemos conhecer a realidade local para depois aprender sobre a relidade de nosso Estado.
Segundo Piaget e outros pesquisadores demonstram através de seus estudos, que a relação de inclusão de cidades em estados e estados em países só é resolvida satisfatoriamente mais menos entre 9,10 anos e meus alunos de estágio estão nesta faixa etária.
Escolhi esta arquitetura pedagógica para a primeira semana de estágio por estar inserida no contexto do que os alunos estudaram no 4º ano. A turma estudou o município, só que não conseguiram fazer City Tour pela cidade. Então, neste ano vamos retomar este conhecimento para depois aprofundar o Estado.
Segundo as autoras Ana Maria Petersen, Maria Aparecida Bergamaschi, Simone Valdete dos
Santos do artigo Semana Indígena (interdisciplina questões étnico-raciais na educação) dizem que a escola precisa investigar a origem étnica daqueles que não são mencionados, que ficam à margem. Concordo com as autoras quando escrevem que conhecer a origem da família das crianças e adolescentes é primordial para conhecermos e aprofundarmos a origem do Brasil.( Escrevi de outra cor porque é a reescrita da postagem em 03/04/10)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Aula Presencial - 2010

Dia vinte e três de março tivemos nossa primeira aula presencial do ano 2010-1º semestre. Foi uma aula esclarecedora sobre um dos momentos mais importantes de nosso curso, o estágio!
Confesso que tinha várias dúvidas. Quantas horas de estagio!? Como seriam os registros? E os estudos complementares quando aconteceriam?... A professora Rosane foi muito clara em suas explicações sanando minhas indagações.
Achei de grande relevância a explicitação das diretrizes do nosso estágio e pretendo elencá-los:
1) Apoiar o uso das tecnologias nas atividades desenvolvidas com os alunos;

2) Promover a experimentação de novas arquiteturas pedagógicas;

3) Resgatar os estudos e as atividades das interdisciplinas durante o curso;

Farei meu estágio com uma turma de 5º ano e pretendo lembrar sempre das diretrizes para realizar um ótimo planejamento.