domingo, 31 de agosto de 2008

A Internet nos deixa inteligentes?

Li uma reportagem na revista Superinteressante ( edição 256- set.2008), com este título: A Internet nos deixa inteligentes.O filósofo David Weinberger afirma que: "Quanto mais contato com a rede jovens lucram( e muito)com comunidades virtuais e pesquisas na web." Eu particularmente como professora e mãe, sempre tive preocupação com o tipo de ferramentas acessadas por crianças e jovens. Lendo a reportagem do filósofo concordo com ele quando explica que a internet nos faz produzir conhecimento juntos e discutir este conhecimento proporcionando uma maior compreensão do mundo.David Weinberger diz que os professores devem estimular crianças e jovens a sair da sala de aula e voltar com fontes para serem debatidas, comparadas e verificar quais são as mais confiáveis.Isto eu acho perfeito porque é na comparação e análise do conhecimento que produzimos assimilação e acomodação dos conteúdos pesquisados!
Outra questão importante trazida na reportagem é que somos produto da comunicação de massa.Nela existe a relação "um para muitos". O rádio, a televisão, as publicações impressas onde poucos falam, na web não! Nós avançamos quando conversamos com pessoas com quem concordamos...
No Pead acontece isto, nós entramos nos fóruns e podemos concordar ou discordar das idéias dos colegas,estamos avançando em nossa construção de conhecimento.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Estou muito feliz com essas suas postagens. Muito bem, Adriana! Legal mesmo!
Não quer dizer que apenas acessando a web ficaremos mais inteligentes. Inteligência é adaptação, já dizia Piaget. É o processo de assimilação-acomodação diante de um objeto de conhecimento que vai permitir a construção de esquemas e de conhecimento, assim como nessa relação vamos nos adaptando.
O que teremos é mais informações na web, primeiramente. Entre isso e o conhecimento há uma caminhada. As interações nas comunidades virtuais, especialmente as de aprendizagem, vão permitir a troca de idéias, de pontos de vista e essa relação que poderá potencializar a construção de conhecimento, conforme seu exemplo dos fóruns do PEAD. É dever dos professores e pais alertar as crianças e adolescentes para os perigos da web também, como também suas possibilidades, formando opinião crítica sobre ela, como para qualquer mídia. ;-)
Abraço