A filosofia do "Taylorismo" propunha uma divisão social, onde as pessoas eram divididas em grupos distintos. Algumas pessoas passam a ser as que pensam e decidem e as outras obedecem e executam as tarefas.
O sistema de trabalho no "Fordismo" se dá através da organização e distribuição de tarefas sem a necessidade de conhecimento do todo do sistema de produção. As linhas de montagem são uma segmentação de todos os mecanismos que fazem parte da fabricação.
Os operários e operárias tanto no "Taylorismo" como no "Fordismo foram treinados para executarem tarefas muti concretas e fáceis. O "Fordismo" é uma fliosofia onde o menos importante são as pessoas, suas necessidades, interesses, não dando oportundade para osujeito desenvolver autonomia e independência.
As novas necessidades das economias tornam-se mais flexíveis precisando de pessoas com determinadas habilidades, competências para se adequarem as novas expectativas de mercado. Neste sentido a escola deve modernizar-se propondo um ensino mais interdisciplinar, participativo, buscando uma maior interação comunidade/escola.
Em minha opinião um dos principais compromissos da educação é formar cidadãos críticos e solidários para exercerem a democracia e contribuirem para uma sociedade mais humana que respeita o ritmo do sujeito, suas hablilidades, competências promovendo e valorizando a diversidade cultural.
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3 comentários:
Olá, Adriana! A mudança ocorre não apenas nas empresas, como também nas escolas e outros espaços. Sabe-se que o modelo agora a ser desenvolvido é aquele que prioriza a cidadania, autonomia e criatividade dos sujeitos. Abraço, Anice.
Olá, Adriana! Imaginamos que essa semana tenha sido bem atarefada, mas estamos aguardando novas postagens, ok? Abraço, Anice.
Olá, Adriana! Vamos aproveitar essa semana para atualizar o blog? Estamos esperando novas contribuições tuas, ok? Abraço, Anice.
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