segunda-feira, 23 de junho de 2008

Noções de tempo


“Piaget e outros pesquisadores demonstram, através de seus estudos, que a relação de inclusão de cidades em estados e estados em países só é resolvida satisfatoriamente pelo aluno por volta dos 9- 10 anos” (Estudos Sociais - Teoria e Prática)
Gosto muito de propor aos alunos que tragam caixas (sucatas) de diversos tamanhos e em grupos encapem as caixas, a professora pergunta que caixas podem representar o bairro, a cidade, o estado, o país... Cada grupo identifica as caixas que escolheram e depois colocam umas dentro das outras, assim entendendo a relação de inclusão.
Concordo com o que o texto (Estudos Sociais - Teoria e prática) diz que o processo de construção do tempo se dá por etapas que inicia ao nascimento da criança.
“A construção da noção de tempo na escola de ensino fundamental é importante para preparar o aluno para entender o tempo como uma dimensão contínua, que passa sem cessar; além disso, a criança passa a ver que o tempo abrange momentos (tempo físico) sobre o qual os homens inscrevem suas diferentes trajetórias, fruto de suas relações sociais (tempo histórico)” (Teoria e prática – Est. Sociais- pág. 79)
A linha de tempo que realizei com as crianças, foi significativa, pois pude conhecer um pouco mais dos meus alunos e perceber como eles estão situados em relação ao domínio do tempo, também com outra atividade que fiz me ajudou a conhecer a família e as expectativas que trazem relação ao trabalho do professor junto à comunidade local foi o livrinho realizado em várias etapas sobre a “História de Vida” de cada educando.

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