segunda-feira, 23 de junho de 2008

Grandezas e Medidas

Grandezas: Tudo que pode ser medido. Ex.: Tempo, comprimento,massa,capacidade, área, temperatura...
Sistemas de Medidas: É a forma como cada grandeza é medida através das unidades básicas que são:o litro, o metro e o quilograma.

Curiosidade:
A primeira unidade criada foi a unidade de comprimento, que levou o nome de METRO( do grego, metron,medida que mede), abreviando-se com a letra m minúscula. A primeira definição(1790) do METRO era: METRO é a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre.
Como podemos observar, essa definição de metro, além de complicada é ininteligível para um estudante que está iniciando este estudo.
Existem atualmente outras definições, porém todas tão imcompreensivas quanto a primeira, principalmente para estudantes de 1º grau.

Introduzindo o metro: (Medida de comprimento)
Ler o texto para os alunos, explorando-o oralmente, fazendo perguntas:


"Mas na tarde seguinte a aula ao ar livre continuou. O visconde tossiu três pigarros e disse:
_ Medir é uma das coisas mais importantes da vida humana. Os homens não fazem nada sem primeiro medir. Quem compra uma chita na loja obriga o caixeiro a pedir um pedaço de fazenda. Quem vai vender feijão no mercado da vila pesa-o antes de entrar em negócio. Pear é medir.O automóvel que pára numa omba de gasolina a fim de encher o tanquefaz o bombeiro medir a gasolina que entra. Sem essas medições seria impossível negociar .Se eu vou a um casa e peço um pedaço de morim, ou um pouco de açúcar, faço papel de idiota. Tenho que pédir tantos metros de morim ou tantos quilos de açúcar. A base da vida de negocios, portanto, é a medição.
Mas todos os países tinham suas medidas, de modo que a trapalhada era grande. Daí veio a idéia de organizar medidas que servissem para todos os povos_ e os sábios começaram a estudar a questão. As medidas devem seer de três espécies. Temos que medir as coisaas que tem comprimento, como uma corda, uma peça de morim.Temos que medir os líquidos como o querosene, o vonho, o leite, ou as coisas esfareladas ou reduzidas a pequenos pedacinhos, como o arroz, o açúcar, o café. E temos que medir o peso de certos materiais"

Livro: Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato.ED. Brasiliense
Proposta para as crianças:
Medir objetos e distâncias utilizando diversas unidades, como o palmo, o pé.comparando os resultados obtidos para que sintam a necessidade de ter uma unidade padrão.
Dividi a turma em grupos, e auxilie as crianças a medir suas alturas para montar um gráfico de barras. Aqui os alunos deram se conta de duas unidades que se relacionam o metro e o centímetro, pois tiveram que anotar sua altura e a do colega.
Cada grupo teve que responder:
Quem é o mais alto do grupo?
Quem é o mais baixo do grupo?
Qual a diferença entre as alturas?

Noções de tempo


“Piaget e outros pesquisadores demonstram, através de seus estudos, que a relação de inclusão de cidades em estados e estados em países só é resolvida satisfatoriamente pelo aluno por volta dos 9- 10 anos” (Estudos Sociais - Teoria e Prática)
Gosto muito de propor aos alunos que tragam caixas (sucatas) de diversos tamanhos e em grupos encapem as caixas, a professora pergunta que caixas podem representar o bairro, a cidade, o estado, o país... Cada grupo identifica as caixas que escolheram e depois colocam umas dentro das outras, assim entendendo a relação de inclusão.
Concordo com o que o texto (Estudos Sociais - Teoria e prática) diz que o processo de construção do tempo se dá por etapas que inicia ao nascimento da criança.
“A construção da noção de tempo na escola de ensino fundamental é importante para preparar o aluno para entender o tempo como uma dimensão contínua, que passa sem cessar; além disso, a criança passa a ver que o tempo abrange momentos (tempo físico) sobre o qual os homens inscrevem suas diferentes trajetórias, fruto de suas relações sociais (tempo histórico)” (Teoria e prática – Est. Sociais- pág. 79)
A linha de tempo que realizei com as crianças, foi significativa, pois pude conhecer um pouco mais dos meus alunos e perceber como eles estão situados em relação ao domínio do tempo, também com outra atividade que fiz me ajudou a conhecer a família e as expectativas que trazem relação ao trabalho do professor junto à comunidade local foi o livrinho realizado em várias etapas sobre a “História de Vida” de cada educando.

domingo, 8 de junho de 2008

EU - Paulo Tatit



A sugestão da professora Hilda Jaqueline foi maravilhosa! A partir da música "EU" - Paulo Tatit, podemos trabalhar em sala de aula muitas atividades relacionadas a identidade do aluno, sua família (origem), os motivos que levaram a sua família vir morar naquela região, sua árvore genealógica...Com minha turma de 3ªsérie pesquisamos como se formou a cidade de Cachoeirinha,descobrimos( através de questionário) que a maioria das pessoas(imigrantes) vieram instalar-se porque o município fica muito próximo da capital( Porto Alegre) e as pessoas de outros estados ou regiões do RS procuravam trabalho e acabaram morando na cidade.Com o passar do tempo nossa cidade foi crescendo, se desenvolvendo e deixou de ser "cidade dormitório"(onde as pessoas dormiam e trabalhavam em outro município) para ser um dos municípios que mais crescem no estado e que me orgulho de morar e trabalhar!