quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aula Presencial de Étnico Racial

Adorei a aula de hoje de étnico racial! Pudemos refletir sobre as atividades realizadas até o momento. O professor questionou que muitos de nós admitimos que somos uma mistura de raças, porém logo em seguida "colamos" em uma raça que achamos superior ou o lado de nossos ancestrais que apresenta maior poder e melhores registros antigos.
Quem é professor deve conhecer as histórias de seus alunos.Quando um aluno nosso diz: - Sou meio branca, meio preta!É uma frase ótima para a discussão racial, reflexão dos nossos cruzamentos de raças e pertencimentos familiares.
Quanto a atividade mosaico além de ter sido criativa, mostrou a diversidade de raças que temos em sala de aula. Chegaremos num tempo em poderemos fazer um mosaico de cores de pele do nossa turma, de nossa cidade!!
A escola deve abordar o tema étnico racial como conhecimento, como aprendizagem. As aprendizagens também dizem rspeito a crenças e valores tanto dos a sentimentos, auto estima, auto imagem tanto de alunoscomo de professores.
Auto imagem - "É o quadro que a pessoa faz de si; é a chave que ela tem para compreender seucomportamento e a consistência que ela oferece" ( Mosquera,1974, pág.42)
Auto estima- "Decorre de uma atitude positiva ou negativa perante um objeto particular. Este objeto é o si mesmo. Auto estima é o que cada pessoa sente por si"
A auto imagem e auto estima tem haver com aprendizagem. Quando a pessoa não lida bem com isso sua tendência é "regredir" nos conhecimentos. O professor deve preparar atividades que oportunizem aos alunos questões de auto imagem, auto estima tentando fazer um resgate de valores e sentimentos do sujeito.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Adriana. Trabalhar a auto-estima de forma positiva é necessária, porque se o aluno tem uma auto-imagem e auto-estima negativas dificilmente terá ânimo para aprender, querer evoluir e seguir adiante, não é mesmo? Abraço, Anice.