terça-feira, 12 de maio de 2009

Transformação de Massas

Eu e a Sabrina fizemos o teste de transformação de massas em duas crianças Cauã de cinco anos que não conseguia explicar porque a massinha quando transformada em salsicha era tinha mais massa. Cauã com sua expressão "quando fica bolinha tem mais massa, quando fica bolachinha recheada" amassadinha tem menos massa.Suas afirmações mostram que ainda está no estágio pré-operatório porque não consegue aceitar a igualdade das massas.
Fizemos o teste em Gabriela que tem 11 anos que oscila nas suas afirmações em alguns momentos acredita que as massas não têm o mesmo tanto ( mesma quantidade) e em outros momentos acredita que quando dividimos as massas em três partes iguais elas têm o mesmo tanto.( mesma quantidade). As afirmações de Gabriela mostram que ela está no processo operatório concreto porque consegue aceitar as igualdades de massas.
Aprendi hoje com a professora Simone, de psicologia a contra argumentar com a criança. No caso de Cauã por exemplo, devo dizer:"fiz com um amigo teu e ele disse que bolachinha tem mais massa! O que tu achas disso?!

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Adriana: Bem interessante que postaste aqui tua experiência em sala de aula juntando com a teoria que viste em Piaget. É exatamente este o propósito do diário de bordo. No entanto, não esqueça que há pessoas fora do PEAD que são leitores do teu blog, portanto tente sempre contextualizar e explicar exatamente o que está querendo dizer, ok? Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Esse conhecimento é bem importante, pois desta forma vocês podem reconhecer a fase pela qual o aluno se encontra e, assim, criar condições adequadas de interação com este. Abraço, Anice.