sábado, 17 de outubro de 2009

Filme: "Meu nome é Jonas"

Assisti juntamente com duas colegas do PEAD, o filme "Meu nome é Jonas" que conta a história de um menino surdo que ficou internado numa instituição para deficientes mentais por um erro de diagnóstico dos médicos da época. Este erro impossibilitou que Jonas precocemente aprendesse os sinais comuns das famílias de crianças não ouvintes.
Quando Jonas ingressa na primeira escola, a mesma utulizava um método tradicional que acreditava que o menino não pensava, que só aprenderia através da repetição.Não permitia em hipótese alguma o uso de sinais. Mesmo com a insistência da mãe, a direção da escola não mudou sua postura e modo de pensar, ignorando as crianças que conseguiam aprender por sua metodologia.
A sociedade da época era muito ignorante. não conseguiam lidar com o menino( inclusive o pai) que verbalizou que preferia ver o filho internado numa instituição. Os vizinhos tinham a ideia que o menino não deveria sair de casa ficando evidente no episódio da bicicleta.
Nos dias de hoje está um pouco melhor, mas não mudou tanto assim. As pessoas têm preconceito, mas não deixam tão explícito. Crianças com problemas não são mais institucionalizadas, o que não atrasa seu desenvolvimento de linguagem. As escolas já estão melhor preparadas ( as específicas para surdos) mas o ideal seria que TODAS escolas regulares estivessem condições de receber alunos surdos.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana! Como bem falaste, esse assunto ainda não está claro para todos. Temos que divulgar ao máximo a cultura dos surdos e suas problemáticas para que as pessoas fiquem a par de suas questões sem preconceito. Abraço, Anice.

lucia disse...

gostaria de assistir o filme pela internet como faço pois estou fasendo um estudo sobre deficiencias multiplas e foi muito recomendado bjs

Anônimo disse...

aprenda sobre bilinguismo, comunicação total e oralismo que é o metodo tradicional a que se referio

AtilaBS disse...

Converti o filme para DVD, tá divido em três partes:

1º- Baixe as três partes;

2º- Extraia com o WinRar, ou qualquer outro programa que vc tiver;

3º- Vai aparecer AndYourNameIsJonas.ISO;

4º- Use qualquer programa para gravar ISO em um disco de DVD (NERO,ASHAMPOO,POWERISO..etc);

5º- Assista no DVD de sua casa,ou no PC mesmo....

http://www.megaupload.com/?d=8A8BTRFP
http://www.megaupload.com/?d=67CKIWWM
http://www.megaupload.com/?d=K4G45TTW