domingo, 27 de setembro de 2009

Currículo Integrado

A filosofia do "Taylorismo" propunha uma divisão social, onde as pessoas eram divididas em grupos distintos. Algumas pessoas passam a ser as que pensam e decidem e as outras obedecem e executam as tarefas.
O sistema de trabalho no "Fordismo" se dá através da organização e distribuição de tarefas sem a necessidade de conhecimento do todo do sistema de produção. As linhas de montagem são uma segmentação de todos os mecanismos que fazem parte da fabricação.
Os operários e operárias tanto no "Taylorismo" como no "Fordismo foram treinados para executarem tarefas muti concretas e fáceis. O "Fordismo" é uma fliosofia onde o menos importante são as pessoas, suas necessidades, interesses, não dando oportundade para osujeito desenvolver autonomia e independência.
As novas necessidades das economias tornam-se mais flexíveis precisando de pessoas com determinadas habilidades, competências para se adequarem as novas expectativas de mercado. Neste sentido a escola deve modernizar-se propondo um ensino mais interdisciplinar, participativo, buscando uma maior interação comunidade/escola.
Em minha opinião um dos principais compromissos da educação é formar cidadãos críticos e solidários para exercerem a democracia e contribuirem para uma sociedade mais humana que respeita o ritmo do sujeito, suas hablilidades, competências promovendo e valorizando a diversidade cultural.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana! A mudança ocorre não apenas nas empresas, como também nas escolas e outros espaços. Sabe-se que o modelo agora a ser desenvolvido é aquele que prioriza a cidadania, autonomia e criatividade dos sujeitos. Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana! Imaginamos que essa semana tenha sido bem atarefada, mas estamos aguardando novas postagens, ok? Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana! Vamos aproveitar essa semana para atualizar o blog? Estamos esperando novas contribuições tuas, ok? Abraço, Anice.