domingo, 18 de abril de 2010

Reflexão da Primeira Semana de Estágio

Na a primeira semana de estágio planejei um revisitar pela nossa cidade. No dia que fui observar e me apresentar para a turma que faria o estágio lancei as dúvidas: Quem são as pessoas da minha família? Como minha família instalou-se em Cachoeirinha? Faz quanto tempo?
Os alunos deveriam desenhar a árvore genealógica de sua família.
No primeiro dia de estágio, 12/04/10 solicitei que os alunos relatassem oralmente as facilidades e dificuldades que tiveram para realizar a tarefa.
Duas alunas me chamaram atenção no relato. A aluna A. diz: -Fui pesquisar o nome de minha avó paterna no documento de meu pai! A aluna D. falou: -Conversei com minha mãe sobre o nome completo de meu pai, porque não moro com ele e nem minha mãe lembrava !! Alguns alunos por não terem conhecidos os avós não desenharam, apenas colocaram o nome. A partir dessa conversa com a turma pude fazer uma interligação entre a história de vida dos alunos e o povoamento do município.
No período de matemática propus para a turma, formarem grupos de cinco alunos para realizarmos o jogo: "Nunca Dez" e a maioria da turma participou ativamente do momento do jogo. Na sistematização lancei questionamentos: juntando todos os materiais dourados de todos os grupos, que numeral formou? Como podemos representá-lo?
No dia 13/04/10 solicitei que os alunos trouxessem bloco para anotações das explicações dadas dos limites da cidade, pontos turísticos, históricos,indústrias existentes...Fizemos também um jogo na educação física. O "Tapa Certo" os alunos diziam seu nome, idade e uma regra de convivência existente na turma. Estou tentando propor atividades onde os direitos e deveres possam se assimilados conscientemente, de modo que cada um seja autônomo e reflita sobre suas ações.
No dia 14/04/10 só dois alunos não realizaram a saída de campo um não veio a aula e o outro não trouxe o bilhete assinado. Percebi que vários alunos fizeram muitas anotações no bloco.
No dia 15/04/10 criamos a pasta de educação ambiental, fazendo mosaico com pedacinhos de revistas coloridas. E relato no Blog da turma sobre o passeio, neste dia muitos alunos não conseguiram terminar a pasta de educação ambiental e levaram para casa para concluir. Vários alunos também não conseguiram terminar o relato da saída de campo. Na próxima aula no laboratório de informática a turma fará a reescrita. O grupo dois que foi para a informática conseguiu relatar mais sobre a saída, pois lembrou de trazer as anotações solicitadas.

No dia 16/04/10 no período de Ciências realizei com a turma uma atividade aprendida na interdisciplina de Ciências na Educação. Dei uma lista de palavras (luz,árvore,lixo,reciclagem,célula, raiva...) para os alunos desenharem individualmente. Após eles reuniram-se em grupos e respondiam os seguintes questionamentos:
*Observando os desenhos dos colegas quais palavras teve as representações mais semelhantes? Procure uma explicação para isso:
*Que palavra foi mais difícil representar? Por quê?
*Observando os desenhos dos colegas que palavras teve as representações mais diferentes? Procure uma explicação para isso?
No período de Educação Ambiental segunda- feira (19/04) retomarei as apresentações de ciências e também o foco desta atividade que é definir o que o grupo pensa sobre lixo.
Achei muito interessante a escrita do grupo e apresentação de P. que diz: -A palavra mais difícil de representar é a raiva, porque é um sentimento e sentimentos são difícies de desenhar. Observei que alguns alunos na palavra célula desenharam cédula demonstrando falta de atenção ao ler. Para as próximas semanas devo retomar as regras de convivência, pois percebi que alguns alunos estão tendo um comportamento diferenciado por saber que não sou a professora titular da turma.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Essa primeira atividade mostrou um resgate da história dos alunos e isto é muito importante para a definição da identidade deles.

Deve sempre ter em mente que aqui no blog trarás reflexões da tua prática. A descrição das atividades devem ser realizadas no pbwork do estágio, certo? Aqui terá mais ênfase tudo aquilo que te fez pensar, questionar, tuas dúvidas, o que merece maior dedicação da tua parte, ok?

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana!

Estamos aguardando novas postagens.

Grande abraço, Anice.