segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reflexão da 2ª Semana de Estágio

Coloquei uma música na período de Ed. física e os alunos tinham que passar uma bola na mão do colega, quando a música parasse quem tinha a bola na mão tinha que falar seu nome e o que estava gostando de aprender no 5º ano. Muitos estão gostando dos jogos propostos com o material dourado e vários comentaram que os desafios matemáticos são muito interessantes.
O jogo cria uma situação de regras que proporciona uma zona de desenvolvimento proximal no educando. Então "comportar-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar o objeto do significado"(OLIVEIRA, 1999, PÁG. 67)
Dois alunos disseram que estão esforçando-se para melhorar a letra e alguns alunos relataram que gostam de ler e escrever. O fato de poucos alunos gostarem de ler e escrever é evidenciado em outros dois momentos na semana. No primeiro a professora estágiária entrou no blog da turma (brincando e aprendendo.blogspot.com) e comentou as postagens de cada aluno, o que me fez ficar bastante tempo nesta tarefa, por serem 29 alunos, li e comentei cada um elogiando as boas ideias e dando sugestões para melhorarem outros pensamentos. No dia da aula de informática,solicitei que lessem o comentário falei no geral os pontos positivos dos textos e o que poderiam melhorar, vários alunos leram os comentários, mas os textos ainda não ficaram bem reescritos. Rego(2000, pág.63) escreve que Vygotsky estabelece a relação entre pensamento e linguagem passa por várias mudanças ao longo da vida do indivíduo. A turma enquanto estava no LI, deveria olhar o Mosaico de fotos de trabalhos da semana e fazer um comentário coerente, poucos alunos conseguiram fazer, pois tinham que terminar a reescrita no blog.Metade da turma ainda não trouxe a autorização de divulgação de imagem, somente uma mãe disse que não autorizará.
No segundo a turma deveria trocar livros literários na biblioteca após hora do conto, me chamou atenção que poucos alunos são sócios e retiram livros de literatura frequentemente.Acredito que devo buscar estratégias que incentivem os alunos do 5º ano a lerem mais nas semanas seguintes e isso terá influência direta na escrita dos seus textos, relatórios ...Na sexta-feira(23/04) assistimos um vídeo sobre Ecologia ( ações ecológicas realizadas na cidade) e não houve tempo para discussão do vídeo, retomarei o vimos na segunda- feira,também faremos apresentação da música "Pindorama" que estudamos e cantamos nos períodos de Estudos Sociais nesta semana, os alunos desejam apresentar para as turmas da escola.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana!

Nesta atividade da bola conseguiste entreter teus alunos e ao mesmo tempo obter um "feedback" sobre o que eles tem gostado de aprender.

Também achei interessante proporcionar melhoras nas atividades através dos blogs e tua preocupação em basear tua prática com um enfoque teórico por trás.

Grande abraço, Anice.