sábado, 1 de maio de 2010

Reflexão da 3ª Semana

Reflexão da 3ª Semana: ( 26/04 até 30/04)
Dia 26/04 eu dividi a turma em grupos e cada grupo recebeu uma imagem e reportagem relacionada ao meio ambiente e a proposta era ler a matéria ( trouxe matérias diferentes do jornal de Cachoeirinha), discutir sobre o assunto, descrever a imagem colocando para as pessoas a importância de cuidar de sua cidade. Percebi um grande envolvimento de vários alunos. Na apresentação dos trabalhos a aluna N. disse: - O Homem deve ter mais consciência cuidando mais do rio e não jogando lixo nele! Alguns meninos da turma quando proponho trabalhos em grupo ficam desenhando e não envolvem-se da mesma maneira como em atividades individuais. Piaget coloca que para as crianças terem uma bom desenvolvimento moral e autonomia, as regras externas tornam-se próprias das crianças quando elas as adotam e as constrói por livre escolha.
Na aula de hoje tinha programado começar um linha de tempo histórica e não consegui iniciar, porque nós ensaiamos e apresentamos a canção "Pindorama" para as outras turmas da escola.
Na quarta- feira não consegui trabalhar com a história do D. Quixote. O primeiro motivo é que o xerox estragou e não consegui ampliar as figuras. E o segundo é que era aula de recuperação trabalhei com reescrita das produções textuais realizadas com a professora titular. Vários alunos necessitam ajuda na estruturação do texto lembrando os sinais de pontuação, parágrafos, substantivos próprios, ortografia.
Também trabalhamos na recuperação com cálculos de divisão. Apenas três alunos não entendem ainda o processo de divisão, foi realizado um atendimento individualizado com estes alunos utilizando o material dourado. Vários alunos nos cálculos de divisão entendem o processo mas erram a tabuada. Trabalhamos com agrupamentos das unidades, quantas vezes o divisor cabe no dividendo utilizando o material dourado. Lino de Macedo defende o jogo com um valor psicopedagógico, porque este pode signifcar para a criança uma experiência fundamental , de entrar na intimidade do conhecimento, de construir respostas por meio de um trabalho que integre o lúdico, o simbólico e o operatório.
A partir das observações que fiz na quarta-feira,na quinta-feira os alunos tinham aula de informática solicitei que a professora do LI colocasse para os alunos jogos envolvendo a tabuada mais os sites que eu tinha sugerido antes.Na aula de educação artistica contei a história " O Mundinho" percebi que os alunos adoraram a contação, depois eles representaram plasticamente o mundinho antes e depois da chegada do Homem e saíram trabalhos excelentes!
Na sexta-feira retomei pela terceira vez o vídeo sobre ações ecológicas no município, o que vimos e interagimos na aula de informática(www.lixo.com.br/ www.duendes.com.br) para definirmos juntos o que é lixo, reciclagem e ecologia.
Hoje, 30/04, os alunos receberam a visita do ônibus Museu Marinho na escola e ficaram encantados com a diversidade dos animais marinhos. Pude dar ênfase na importância de reciclar para as tartarugas marinhas não confundirem sacola plástica com seu alimento preferido que é a mãe d'água, o tubarão Tigre que engole todo tipo de lixo, mas seu estômago não aguenta latinhas,tampinhas de garrafas, sacolas... e ele morre. Eu tinha planejado para hoje passar a caixinha de sugestões dos assuntos que os alunos gostam de ler para montar a biblioteca da sala devido ao Proerd, oficina literária e visita ao Museu Marinho não deu tempo.

2 comentários:

Adriana disse...

Anice:
Fiz postagem dia 26/04/10 avalaindo a segunda semana de estágio.
Adriana

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana!

Pode deixar.. organizei na planilha e está tudo ok!

Vejo que aqui fazes mais uma descrição do que uma reflexão da semana.

O espaço para descrever as atividades é o pbworks do estágio.

Tua postagem anterior é um bom exemplo de reflexão, porque coloca teu posicionamento, o que te chamou atenção dentro da prática, o que te instigou, certo?

Grande abraço, Anice.