domingo, 30 de maio de 2010

Retomar as aprendizagens

Esta semana retomamos os trabalhos individuais realizados. Revisamos os conteúdos de história, geografia,português. Não consegui ainda fazer a auto-avaliação e revisar o trabalho individual de matemática porque tem um aluno que falta realizá-lo. Fiz um levantamento do trabalho individual de matemática, por exemplo, no problema "b" 17 alunos acertaram o raciocínio que o problema era de divisão e acertaram a conta. E 12 alunos acertaram o raciocínio mas erraram o resultado da conta. Pensando neste problema matemático pretendo na próxima semana trabalhar mais com jogos que envolvam a tabuada.
Na quarta-feira os alunos fizeram um planfleto sobre a importância da reciclagem do lixo, eu conversei com os alunos de passarmos nas turmas falando sobre este assunto e entregar os planfletos. No dia do Conselho de Classe a supervisão sugeriu que os alunos do 5 º ano passassem em toda à escola. Achei a sugestão muito legal, pois os alunos se envolverão com a importância de cuidar do lixo dentro e fora da escola e este aprendizado muitos lembrarão sempre. Paulo Freire diz: "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo" . "Isso implica um princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro – e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. "Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo", diz José Eustáquio Romão, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.
Quinta-feira foi nosso Conselho de Classe e eu achei muito importante falar sobre um cartaz que eu fiz. O objetivo do cartaz era que os alunos soubessem no que estão sendo avaliados. Elenquei o nome de todos os alunos e no que cada seria avaliado.Num primeiro momento o código é colocado à lápis, para que todos tenham oportunidade de melhorá-lo! Criei uma legenda: OK= realizado no prazo OK= realizado fora do prazo Ñ= não realizado.
O que aconteceu de positivo é que muitos alunos que por exemplo não tinham caderno completo, procuram completá-lo para ganharem OK no cartaz! Outra questão que apareceu no Conselho foi a solicitação de ajuda que fizemos ( eu e a professora titular da turma) para o professor de judô. Iniciei colocando que três meninos da turma tinham um identificação muito especial com o professor e gostavam do Programa Mais Educação por causa deste esporte. Solicitamos ao professor de judô que incentivasse estes meninos a melhorarem nos estudos, mantendo cadernos completos... Segundo Vygotsky: "A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Essa relação não é passível de muita generalização; o que interessa para a teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa."
Este Programa é para os alunos envolverem-se mais com a escola e ficarem menos tempo na rua, os três alunos estão destacando-se
no judô e poderão destar-se também em outras áreas do conhecimento, todo o incentivo é válido!

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Descreveste bastante as atividades, mas linkaste a teoria do Freire para compreender melhor tua prática e, portanto, um dos objetivos do blog foi contemplado.

Grande abraço, Anice.