segunda-feira, 17 de maio de 2010

Reflexão da 5ª Semana

Nesta semana procurei fazer alguns momentos de integração com a turma, pois em alguns momentos percebo que vários alunos não levam à sério as atividades propostas. Realizamos algumas brincadeiras e depois solicitei que os alunos fizessem avaliação oral das atividades. Brincamos de novelo, filas no espaço e a brincadeira atenção, concentração... O objetivo destas brincadeiras além da minha integração com a turma é estimular as diversas linguagens. Na avaliação oral cada aluno pode expressar que brincadeira gostou mais...A aluna Natalia e o André disseram que gostaram da brincadeira "novelo", porque puderam conhecer melhor os colegas. Solicitei que o aluno Iury relatasse como se sentiu tendo que desmanchar o novelo. Ele colocou que ficou nervoso e percebeu que alguns colegas lhe deram "dicas" de como fazer e que estes são os verdadeiros amigos! Segundo Lino de Macedo poder pensar e tratar o conhecimento como um jogo, como algo lúdico ou autotélico, faz muitas vezes mais sentido para as crianças.

No laboratório de informática os alunos receberam da professora estagiária o relatório da saída de campo que realizaram em duplas no sábado, eles realizaram a reescrita puderam reler o relatório e fizeram as correções, digitando-os no blog. A professora estagiária, a professora do LI e a professora titular da turma perceberam em vários alunos um crescimento nos relatórios a partir desta proposta realizado no blog da turma. http://brincandoeaprendendo.blogspot.com

Os alunos e professores estão gostando muito de minhas propostas para o laboratório de informática estou sempre sugerindo sites, jogos e propostas inovadoras para o blog da turma. Acho que minha principal arquitetura pedagógica foi atingida nesta semana porque a professora titular da turma quer dar continuidade ao trabalho que venho desenvolvendo na informática com os alunos.

Quinta-feira contei para os alunos a história de D. Quixote, reescrita em forma de quadrinhos por Marcia Wilians publicada pela editora Ática. Os alunos adoraram conhecer um personagem universal e dramatizá-lo. Fizemos histórias em quadrinhos recontando a história.Eu esperava que os alunos se envolvem-se mais nas histórias em quadrinhos e na escrita das falas, percebi que muitos alunos desejavam só desenhar o capítulo que mais gostaram na história.

A escrita adquire sentido para o sujeito na dependência dos sentidos que apresentam para seus diferentes grupos sociais de inserção. ( Concepções, não- valorizadas da escrita: a escrita como um outro modo de falar)


Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana!

Muito interessante tua postagem, pois além de unir teoria e prática, trazes exemplos que ajudam a compreender o processo de aprendizagem ocorrido em sala de aula.

Grande abraço, Anice.