segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para além da sala de aula

A nona semana iniciou-se com a expectativa da visita da professora Darli e a torcida de que o motorista a levasse na escola certa.

Realizei para a turma a leitura da "Carta da Terra" material que pesquisei na internet em www.naia-rs.org.br,a carta diz assim: "Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se ajudarmos e respeitarmos uns aos outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade!

Além disso, pediremos aos nossos pais, parentes e vizinhos para que se empenhem em construir um mundo melhor para todos: que seja justo, sustentável, que respeite os direitos humanos, que preserve a natureza e defenda a ideia de paz..."

Depois dividi a turma em grupos de três alunos e cada grupo ganhou um princípio ético da carta, os alunos deveriam escrever o princípio e ilustrá-lo. Os grupos estavam concluindo quando a professora Darli chegou, claro que percebi uma agitação maior pelo fato de termos visita. As apresentações foram interessantes e ricas porque cada grupo teve que ir até a frente explicar o desenho que fizeram sobre o princípio. Este trabalho em grupo foi uma das propostas que achei bacana deixar para a última semana, pois seria um fechamento do estávamos estudando sobre o meio ambiente.
A intenção da carta e a minha é de fazer germinar que um outro mundo é possível e que crianças e adolescentes são a esperança de um mundo melhor!
Outra situação legal que surgiu no estágio foi a integração da turma com as funcionárias da escola e direção para construírmos juntos uma composteira para colocarmos o lixo orgânico. Nesta semana( provavelmente 17/06) colocaremos em prática. Esta nova forma de encarar o cotidiano escolar me fez lembrar de Bizzo (1992) que diz:
"A história da ciência revela a persistência de determinadas representações, durante longos períodos de tempo, e as rupturas ocorridas no processo de produção de conhecimento sobre o mundo".
Na quinta-feira iniciei a contação da história da "Família Sujo" porque estamos trabalhando em ciências os hábitos de higiene e acredito que a história aborda o assunto de uma forma muito divertida. Os alunos adoraram ouvir a história, ver as ilustrações do livro e recontá-la oralmente. Na sexta- feira fizemos um mini - livrinho em dobradura onde os alunos recriaram quatro partes importantes do livro. E por outro lado, como ressalta
Lemos (1988): "o processo de letramento será dependente de seus diferentes modos de participação...nas práticas discursivas orais em que as atividades ganham sentido".
Sábado (12/06) foi o momento de encontro entre alunos, pais e professores para conversarmos sobre o parecer descritivo onde consta o crescimento cognitivo, psicomotor e afetivo individual de cada aluno. Foi um momento muito importante para realizarmos os ajustes e combinações necessárias para o segundo trimestre que iniciou. Acho este momento de feed back do que foi trabalhado e avaliado no primeiro trimestre essencial para o desenvolvimento de cada sujeito e para a participação de cada família no crescimento de seu filho!

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Que bom perceber teu entusiasmo ao descrever as atividades e o retorno que elas têm dado. É importante que tragas argumentos que expliquem melhor tua prática, certo? Tente inserir exemplos reflexivos nas próximas postagens.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Estou esperando tua primeira postagem deste novo semestre! Assim que escrever, por favor, me avise por email.

Grande abraço, Anice.