domingo, 6 de junho de 2010

Troca de Experiências

Esta semana foi curtíssima e segunda-feira estávamos eu e meus alunos no expectativa da visita da professora Darli. Para mim foi bastante foi frustante saber que minhas colegas foram visitadas e comigo acontecer um desencontro. Conversei na Escola sobre o fato de alguém ter recebido a professora e dito que eu não estava e todas as colegas afirmaram que não apareceu nenhuma pessoa procurando por mim. Acredito que o motorista levou a professora equivocadamente em outra escola, pois em minha escola o guarda encontra-se em férias.

O que aconteceu de positivo nesta semana é que terça-feira e quarta-feira a turma do 5º ano passeou nas salas de aula para conscientizar os alunos da escola sobre a importância da separação do lixo, explanaram para os dois turnos o que é lixo orgânico, sobre a coleta seletiva, explicaram sobre o caminhão que recolhe o lixo seco,como fizeram os panfletos ... Para a turma do 4º ano foi uma introdução ao assunto, pois em breve irão ao Aterro Sanitário e Galpão de Reciclagem, as professoras dos 3º anos comentaram que entrarão em breve no assunto lixo.

Na nossa conversa com a direção e com a cozinheira Margarete descobrimos que as funcionárias estão participando de um curso sobre reaproveitamento do lixo orgânico no colégio, promovido pela prefeitura. Conversando com a Margarete os alunos puderam fazer perguntas, colocar suas ideias e até questinaram se ela fazia a separação, se tinha composteira em sua casa... Esta conversa entre a cozinheira e o grupo de alunos me fez lembrar da frase de Guareschi: "Nesse processo dialético de acomodação, assimilação, cria-se um certo esquema mental, cognitivo, lógico". (Piaget apud Guareschi, 1994)

Em nossa conversa com a cozinheira me lembrou o que diz (Guareschi, 1994)"o saber é algo pessoal, singular, subjetivo, único, irrepetível. Saber no sentido original, significa sentir o gosto duma coisa, isso vem mostrar que saber é troca de experiências..." aconteceu a troca de ideias e ficou acertado que faremos um parceria entre as funcionárias e a turma para fazermos um composteira na escola e podermos aproveitar as cascas dos alimentos. A aluna Natalia e o aluno Pedro comprometeram-se de conversar com os pais no feriadão para fazer o buraco necessário.

Na semana seguinte faremos a auto-avaliação do envolvimento nas atividades propostas, pois esta semana foi curtíssima e não houve tempo.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

De fato, a interação e troca para além da sala de aula é necessária. É importante que isto circule, até para certificarmos que a aprendizagem está ocorrendo também na prática.

Grande abraço, Anice.