terça-feira, 21 de setembro de 2010

Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação

A Internet será ótima para professores inquietos, atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais. Mas ela será um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que impõe um único tipo de avaliação. Esse professor provavelmente achará a Internet muito complicada - há demasiada informação disponível - ou, talvez pior, irá procurar roteiros de aula prontos -e já existem muitos - e os copiará literalmente, para aplicá-los mecanicamente na sala de aula.

•MORAN, José Manuel. Educar o educador. Disponível em: , Acesso em: jul. 2002.


Interação e aprendizagem cooperativa
As novas tecnologias da informação e da comunicação tornam o mundo um lugar onde
tudo está ao alcance de um mero “clique aqui”. Lévy e Labrosse (1999:10), destacam que
“quanto mais viajamos, no planeta ou nos livros, na Internet ou na sociedade à nossa volta,
mais se abre nossa mente. A comunicação entre os homens está duplicando-se, refletindo-se,
multiplicando-se na interconexão entre as informações lentamente guardadas nas bibliotecas e
que estão explodindo no ciberespaço”.

Desse modo, torna-se necessário ampliar as possibilidades de imersão de alunos e
professores em ambientes que estimulem novas formas de pensamento. Segundo Mello
(1989), os ambientes de aprendizagem computacionais devem ser ambientes adequados para o
aluno construir conhecimento científico ou metacognitivo. Justifica-se assim, o papel de
destaque da interação nesse ambiente, uma vez que esta é o elemento básico e inicial,
responsável pela abertura do canal de comunicação.
Ana Margô Mantovani
Interação, colaboração e cooperação em ambiente de aprendizagem computacional.
Disponível em www.labin.lasalle.tche.br

Os dois autores citados acima escrevem sobre a importância do professor utilizar o computador como recurso pedagógico.
Me considero uma professora inquieta e que busca novas formas de ensinar. Acredito que o uso das tecnologias seja um recurso que bem usado pelos professores será um grande aliado. Quando meus alunos no estágio relataram seu primeiro texto no blog eu comentei cada produção do computador de minha casa. No dia seguite todos puderam visualizar os comentários e seus avanços.
Concordo com os autores e percebo que o uso das tecnologias vai além, pois possibilita ao professor utilizar melhor o seu tempo para as intervenções necessárias e estimular os alunos com pesquisas e interlocuções com outros educandos
.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

De fato, a internet é uma ferramenta útil para a informação e educação. No entanto, é preciso saber usá-la e evitar o lado negativo, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.