segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reflexão sobre o estágio - Eixo IX

Amiga, quando chegares de viagem temos muito que conversar, quero te explicar sobre meu Trabalho de Conclusão de Curso. Lembra que nos falamos no skipe e te contei que estava estagiando numa turma de 5º ano? Enquanto estagiava criamos, eu e a turma, um Blog para postarmos todas as nossas produções em sala de aula. Percebi que o Blog desperta a criatividade dos alunos, o desejo de ler e escrever fazendo inter-relações com os colegas e professores. Você nem vai acreditar que no blog pude fazer a intervenção do texto escrito através de comentários direcionados individualmente ao aluno, o que ele necessitava repensar sobre a escrita. Não é o máximo!?! Eu estava na minha casa, no meu computador escrevendo, para cada aluno, incentivos sobre seus textos que, no outro dia, eles iriam acessar no laboratório de informática.
Querida amiga, sei que está voltando do primeiro mundo e que os avanços da educação na Europa são significativos, principalmente no que se refere ao uso do computador como ferramenta pedagógica.
Aqui em Cachoeirinha estamos iniciando uma caminhada com o uso desta ferramenta como meio de auxiliar o professor a tornar a informação significativa. Na escola que leciono temos um laboratório de informática onde, semanalmente, levamos os alunos e sei que cada vez mais devemos incentivar a busca por novas informações, por inserir o aluno na multimídia o que é uma demanda da sociedade atual.
Conforme Emília Ferreiro (2002, p.57): "o mais urgente é iniciar as crianças no teclado... a escrita nos tempos modernos é feita com as duas mãos e com caracteres separados."
Amiga, como Ferreiro sugere, estou iniciando os alunos na escrita e reescrita de suas ideias, vivências e perspectivas. Sabes o quanto o uso das tecnologias está disseminado na educação podendo causar um grande impacto e mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem. O professor que puder utilizar o computador como instrumento e propor desafios significativos aos educandos através de uso de aplicativos como: processador de textos, pesquisas, ou uso do blog que favoreça a aprendizagem construtiva a partir de suas próprias ações mentais ou interpessoais está favorecendo a elaboração do seu conhecimento para apresentar a solução da situação-problema.
O computador facilita a realização de atividades, principalmente aquelas voltadas à escrita, pois permite que elas sejam visualizadas no monitor. Simultaneamente, permite aos alunos a interatividade com seus pares, mediados pelo professor. Dessa forma, a utilização do computador como instrumento didático viabiliza o processo ensino-aprendizagem e possibilita a evolução da escrita dos alunos através das interações realizadas por eles virtualmente no blog.
Meu trabalho tem a finalidade de observar a construção de conhecimento da leitura e escrita dos alunos do quinto ano através das interações sociais e mediações realizadas na escrita no papel e virtualmente.
Segundo Sonia Freire (2006,p.76):
"Parte-se da compreensão de que escrever é uma aventura... Escrever é comprometer-se intelectualmente; é assumir antes um compromisso consigo mesmo diante do que se sabe sobre o assunto, sobre aquilo que se acredita, sobre aquilo que forma o seu conjunto de valores e concepções de mundo."
Os alunos embarcaram nesta aventura no estágio e foram além, perdendo o receio de escrever, pois a escrita requer muita dedicação, desejo de ser compreendido e de interagir com o outro.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Fiquei pensando quem seria a amiga que te referes na postagem.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Adriana:

Parabéns por mais uma etapa vencida!! :D

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

PS - Só para explicar melhor.. conversei com a Luciane e decidimos que fica a teu critério completar ou não as 3 postagens que falta. Já atingiste um bom número de postagens, então por isso já te parabenizei!