quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Revisitando Alfabetização e Letramento

Alfabetização é o ato de ler e escrever. Quando conseguimos conhecer as letras, juntar as sílabas, formar frases, criar textos estamos alfabetizados.
No ensino de português é fundamental três tipos de atividades ligadas respectivamente aos fenômenos da fala, da escrita, e da leitura. São três realidades diferentes da vida de uma língua, que estão intimamente ligadas em sua essência, mas têm uma realização própria e independente nos usos de uma língua. Se uma criança escreve leiti, penti, denti, não está cometendo um erro por distração, mas transportando para a escrita sua percepção da fala. Todos os professores alfabetizadores e das séries iniciais deveriam estudar lingüística para melhor entender os “erros” e veriam muitas escritas, como escritas da fala...
Após a alfabetização o sujeito deveria entrar no mundo do letramento, ou seja, fazer uso da leitura e da escrita em contextos diferentes. Deveria ler um jornal e entender com clareza o conteúdo da reportagem, saber fazer uso de dicionários para tirar dúvidas na escrita e significado das palavras, criar poesias, interpretar bulas, receitas, procurar endereços e números em guias telefônicos...mas o que acontece hoje é que a escola não dá conta do letramento de seus alunos porque está ensinando português de forma errada dando ênfase a ortografia, gênero, grau e número dos substantivos, verbos...
Aprendi no PEAD nas interdisciplinas de Alfabetização e Linguagem que a escola deveria ensinar os alunos a ler lendo e a escrever escrevendo
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Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

As ideias são tuas ou te baseaste tb em algum autor nestas falas?

Concordo contigo, mas sabemos que muitos têm o letramento mesmo não sendo alfabetizados. A vida muitas vezes ensina como letrar-se.

Grande abraço, Anice.