quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Filosofia da Educação Eixo 6

“Para a educação, a exigência que Auschwitz não se repita é primordial”. (Theodor Adorno- 1903- 1969)

Para que a exigência que Auschwitz não se repita devemos bucar metodologias em que o aluno ultrapasse o papel de mero receptor, de escuta, de repetidor fiel das informações. O aluno deve ser incentivado para ser crítico, criativo e pesquisador para buscar conhecimento. Em sintonia professores e alunos precisam construir um processo de auto-organização para acessar a informação, refletir, analisar e elaborar com autonomia o conhecimento.
Os docentes do século XXI devem contemplar dois focos em suas práticas pedagógicas: contribuir para para a construção de conhecimento compatível com o desenvolvimento tecnológico contemporâneo e formar para a cidadania, como agente histórico e transformador da sociedade.

Então, cabe à escola promover situações de aprendizagem com uma formação humanística compatível com as demandas do mundo globalizado.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Tens que inserir o ano e livro referente a tua citação, certo? Faltou também trazeres argumentos, por exemplo, de como promover situações de aprendizagem.

Percebo que ainda não fizeste uma postagem referente a tua própria aprendizagem. Lembre-se que a cada 4 postagens uma delas é para trabalhar em cima da própria aprendizagem dos eixos.

Nesta volta aos eixos relatar o que percebeste de tuas aprendizagens, que diferenças podes perceber na tua formação. Pode ser aprendizagens teóricas como também aprendizagens nas relações interpessoais, na convivência com colegas, tutores, professores.

Grande abraço, Anice.