terça-feira, 19 de outubro de 2010

Linguagem e Educação- Eixo 7

Segundo Vidal Silveira (2005) o que importa, neste espa­ço, é pontuar o fato de que considerar os textos escritos como resultado de um processo de aquisição dos mecanismos da língua escrita pela cri­ança, com uma especial ênfase nas questões da grafia, e, como corolário desse entendimento, respeitar o texto da criança, não o tornando um mero objeto preferencial de correções, tornou-se uma das "verdades pedagógicas" correntes. Também uma especial atenção passou a ser dada à "escola­rização da redação", ou seja: a antiga redação passou a ser vista como uma prática de produção textual muito restrita em seus fins comunicativos efetivos; ela passou a ser vista como "descolada" das condições habituais de produção de textos escritos, em que um enunciador escreve, com um objetivo pragmático (de ação), para um interlocutor. Buscar mimetizar as situações que propiciam um caráter de interlocução à produção do texto escrito, através da socialização das produções escritas dos alunos, da pro­dução de livros, cartas a serem trocadas, etc., tem sido outra direção dos esforços pedagógicos de abordagem da produção textual.


Estou no TCC analisando o blog tentando mostrar os esforços pedagógicos que os professores vem realizando com os alunos no sentido de de socializar seus textos, onde os colegas da turma podem comentar o que leram e deixar recados positivos. Isso alimenta a produção de sentido dos textos dos alunos . O uso do computador e suas ferramentas propricia ao aluno uma interatividade que o mundo de hoje exige que professores e educandos na busca de c9nhecimento.

Segundo Piaget quanto maior a interação com o ambiente, quanto mais rica do ponto de vista das trocas verbais e outras formas de comunicação, mais possibilidades tem o indivíduo de desenvolver o raciocínio e a linguagem.



Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

A citação de Piaget encontra-se em qual livro e ano?

Concordo que o uso da tecnologia amplia a comunicação e interação e os blogs, wikis e fóruns são alguns exemplos disto.

Grande abraço, Anice.