segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Políticas Públicas e Gestão Educacional- Eixo 5

Segundo Freitas (2007), o Programa Pró-Licenciatura, criado em 2005, e a
Universidade Aberta do Brasil (UAB), criada em 2006, institucionalizaram os
programas de formação de professores a distância como política pública de formação.
A UAB foi criada com o objetivo de expandir e interiorizar cursos e programas
de educação superior públicos, a distância, e oferecer prioritariamente cursos para
capacitação dos profissionais para a educação básica: de licenciatura para formação
inicial ou continuada de professores; cursos para capacitação de dirigentes, gestores e
trabalhadores da educação. (Decreto n. 5.800/06). Cabe a este sistema a oferta de cursos
e programas de educação superior por instituições públicas de ensino superior, em
articulação com pólos de apoio presencial, nos municípios. É um programa que
Eixo 11: Políticas Públicas e Gestão Educacional – Mesa Temática

privilegia a modalidade de educação à distância para a formação inicial de professores
em exercício.
Já o programa de formação Pró-Licenciatura foi implementado em 2005 no
âmbito da SEB, com responsabilidade partilhada com a SEED. É desenvolvido através
da parceria entre sistemas de ensino e IES, públicas ou comunitárias. Sua proposta
conceitual e metodológica (MEC/INEP/SEED, 2005) estabelece para o curso uma
organização a partir do trabalho pedagógico dos professores, na escola pública, e com a
clara determinação de manter o professor-aluno nas suas atividades docentes. São
cursos na modalidade a distância, nos quais não está prevista a responsabilidade das
faculdades e centros de educação como intrínsecas ao projeto pedagógico do curso.
A discussão sobre a formação dos professores apresenta-se, portanto, no
contexto nacional, a partir de várias proposições, concepções e cenários. Esta é uma
razão para que se coloquem inicialmente os eixos que permeiam a análise sobre esta
formação no que diz respeito à sua concepção.
Entendemos a educação como uma prática social, no seio das relações sociais
mais amplas, e sempre fruto de embates e processos em disputa, advindos das distintas
concepções de homem, mundo e sociedade. Ainda, entende-se que o seu papel central
refere-se à socialização da cultura, historicamente produzida pelo homem, no sentido do
processo de humanização de cada indivíduo.


Autor: SCHEIBE, Leda: Políticas Públicas para a formação de professores da educação básica

Esta iniciativa da UFRGS de formar professores regentes de turma mas que não tinham a formação superior excelente!Porque proporcinou um grande crescimento teórico do meu trabalho. Eu tinha a prática, mas me faltava o aprofundamento teórico necessário. Devo destacar no curso do PEAD o incentivo dado aos professores para o uso das tecnologias tão necessário no mundo de hoje e que com certeza fará sempre parte do planejamento de minhas aulas atuais e futuras.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana:

Vamos esperar que próximos sejam aprovados!! :)))

Aqui faltou a inserção do ano do livro de Scheibe, ok?

Grande abraço, Anice.