terça-feira, 12 de outubro de 2010

Escola, Cultura e Sociedade- Eixo 6

Para Durkheim a educação é um fato social e tem o papel de socialização dos indivíduos. A educação é um dos mecanismos coercitivos de primeira ordem, pois esta opera ainda no alvorecer da formação da consciência social humana. Nas palavras de Durkheim: “(...) toda educação consiste num esforço contínuo para impor à criança maneiras de ver, sentir e de agir às quais ela não teria chegado espontaneamente”.

DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora In PEREIRA, LUIZ e FORACHI, Marialice. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 8. ed. São Paulo: Nacional, 1977. Disponível em
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/2006/01/educao-diferenciadora.htm

Concordo com Durkheim quando diz que a escola tem papel de socialização dos indivíduos e permite aos educandos ver, sentir e agir dentro de um contexto escolar. Neste contexto a escola está abrindo possibilidades do uso das tecnologias para possíveis mudanças na compreensão, de autoria e na busca de pesquisas que valorizam o ensino - aprendizagem dos alunos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Adriana!

Tuas citações estão completas! Percebo que seria benéfico teres inserido alguns exemplos de tua prática para entendermos melhor esse processo de ensino-aprendizagem voltado ao uso das tecnologias.

Grande abraço, Anice.