segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reflexão da 2ª Semana de Estágio

Coloquei uma música na período de Ed. física e os alunos tinham que passar uma bola na mão do colega, quando a música parasse quem tinha a bola na mão tinha que falar seu nome e o que estava gostando de aprender no 5º ano. Muitos estão gostando dos jogos propostos com o material dourado e vários comentaram que os desafios matemáticos são muito interessantes.
O jogo cria uma situação de regras que proporciona uma zona de desenvolvimento proximal no educando. Então "comportar-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar o objeto do significado"(OLIVEIRA, 1999, PÁG. 67)
Dois alunos disseram que estão esforçando-se para melhorar a letra e alguns alunos relataram que gostam de ler e escrever. O fato de poucos alunos gostarem de ler e escrever é evidenciado em outros dois momentos na semana. No primeiro a professora estágiária entrou no blog da turma (brincando e aprendendo.blogspot.com) e comentou as postagens de cada aluno, o que me fez ficar bastante tempo nesta tarefa, por serem 29 alunos, li e comentei cada um elogiando as boas ideias e dando sugestões para melhorarem outros pensamentos. No dia da aula de informática,solicitei que lessem o comentário falei no geral os pontos positivos dos textos e o que poderiam melhorar, vários alunos leram os comentários, mas os textos ainda não ficaram bem reescritos. Rego(2000, pág.63) escreve que Vygotsky estabelece a relação entre pensamento e linguagem passa por várias mudanças ao longo da vida do indivíduo. A turma enquanto estava no LI, deveria olhar o Mosaico de fotos de trabalhos da semana e fazer um comentário coerente, poucos alunos conseguiram fazer, pois tinham que terminar a reescrita no blog.Metade da turma ainda não trouxe a autorização de divulgação de imagem, somente uma mãe disse que não autorizará.
No segundo a turma deveria trocar livros literários na biblioteca após hora do conto, me chamou atenção que poucos alunos são sócios e retiram livros de literatura frequentemente.Acredito que devo buscar estratégias que incentivem os alunos do 5º ano a lerem mais nas semanas seguintes e isso terá influência direta na escrita dos seus textos, relatórios ...Na sexta-feira(23/04) assistimos um vídeo sobre Ecologia ( ações ecológicas realizadas na cidade) e não houve tempo para discussão do vídeo, retomarei o vimos na segunda- feira,também faremos apresentação da música "Pindorama" que estudamos e cantamos nos períodos de Estudos Sociais nesta semana, os alunos desejam apresentar para as turmas da escola.

domingo, 18 de abril de 2010

Reflexão da Primeira Semana de Estágio

Na a primeira semana de estágio planejei um revisitar pela nossa cidade. No dia que fui observar e me apresentar para a turma que faria o estágio lancei as dúvidas: Quem são as pessoas da minha família? Como minha família instalou-se em Cachoeirinha? Faz quanto tempo?
Os alunos deveriam desenhar a árvore genealógica de sua família.
No primeiro dia de estágio, 12/04/10 solicitei que os alunos relatassem oralmente as facilidades e dificuldades que tiveram para realizar a tarefa.
Duas alunas me chamaram atenção no relato. A aluna A. diz: -Fui pesquisar o nome de minha avó paterna no documento de meu pai! A aluna D. falou: -Conversei com minha mãe sobre o nome completo de meu pai, porque não moro com ele e nem minha mãe lembrava !! Alguns alunos por não terem conhecidos os avós não desenharam, apenas colocaram o nome. A partir dessa conversa com a turma pude fazer uma interligação entre a história de vida dos alunos e o povoamento do município.
No período de matemática propus para a turma, formarem grupos de cinco alunos para realizarmos o jogo: "Nunca Dez" e a maioria da turma participou ativamente do momento do jogo. Na sistematização lancei questionamentos: juntando todos os materiais dourados de todos os grupos, que numeral formou? Como podemos representá-lo?
No dia 13/04/10 solicitei que os alunos trouxessem bloco para anotações das explicações dadas dos limites da cidade, pontos turísticos, históricos,indústrias existentes...Fizemos também um jogo na educação física. O "Tapa Certo" os alunos diziam seu nome, idade e uma regra de convivência existente na turma. Estou tentando propor atividades onde os direitos e deveres possam se assimilados conscientemente, de modo que cada um seja autônomo e reflita sobre suas ações.
No dia 14/04/10 só dois alunos não realizaram a saída de campo um não veio a aula e o outro não trouxe o bilhete assinado. Percebi que vários alunos fizeram muitas anotações no bloco.
No dia 15/04/10 criamos a pasta de educação ambiental, fazendo mosaico com pedacinhos de revistas coloridas. E relato no Blog da turma sobre o passeio, neste dia muitos alunos não conseguiram terminar a pasta de educação ambiental e levaram para casa para concluir. Vários alunos também não conseguiram terminar o relato da saída de campo. Na próxima aula no laboratório de informática a turma fará a reescrita. O grupo dois que foi para a informática conseguiu relatar mais sobre a saída, pois lembrou de trazer as anotações solicitadas.

No dia 16/04/10 no período de Ciências realizei com a turma uma atividade aprendida na interdisciplina de Ciências na Educação. Dei uma lista de palavras (luz,árvore,lixo,reciclagem,célula, raiva...) para os alunos desenharem individualmente. Após eles reuniram-se em grupos e respondiam os seguintes questionamentos:
*Observando os desenhos dos colegas quais palavras teve as representações mais semelhantes? Procure uma explicação para isso:
*Que palavra foi mais difícil representar? Por quê?
*Observando os desenhos dos colegas que palavras teve as representações mais diferentes? Procure uma explicação para isso?
No período de Educação Ambiental segunda- feira (19/04) retomarei as apresentações de ciências e também o foco desta atividade que é definir o que o grupo pensa sobre lixo.
Achei muito interessante a escrita do grupo e apresentação de P. que diz: -A palavra mais difícil de representar é a raiva, porque é um sentimento e sentimentos são difícies de desenhar. Observei que alguns alunos na palavra célula desenharam cédula demonstrando falta de atenção ao ler. Para as próximas semanas devo retomar as regras de convivência, pois percebi que alguns alunos estão tendo um comportamento diferenciado por saber que não sou a professora titular da turma.

domingo, 11 de abril de 2010

Melhor Acesso as Salas


Recebemos nesta semana a visita da deputada Maria do Rosário ela visitou nossa escola para verificar os acessos às salas de aula. Em dias de chuva fica díficil os alunos transitarem pelo colégio, visto que nosso saguão chove muito!! Como Maria do Rosário já foi professora na EMEF. Castro Alves veio verificar a necessidade de melhorar a cobertura do saguão e da quadra. Os professores, funcionários e direção ficaram muito contentes por esta lembrança que ajudará nossos alunos a circularem pela escola nos dias de chuva sem molhar-se.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Reflexão do Encontro Inicial

Fiquei motivada para as nove semanas que estarei estagiando. O motivo foi o presente que o grupo de estagiárias de Cachoeirinha recebeu, a professora Darli Collares que ao mesmo tempo que fala de autores como: Piaget, Alícia Fernández, Paulo Freire com uma propriedade incrível nunca deixou a docência em segundo plano. Me senti muito mais segura para entrar no 5º ano a partir do que ouvi nossa mestra falar. Deveremos pensar o que desejamos alcançar nestas nove semanas! Outra fala da professora Darli que me motivou bastante foi que devemos praticar a AÇÃO,REFLEXÃO, AÇÃO...A cada semana de estágio vamos refletir, reavaliar e fazer novas propostas para a semana seguinte.

Reflexão das Postagens

Antes de escrever sobre o primeiro encontro com a tutora e a professora gostaria de relembrar o que foi combinado na aula presencial do Seminário Integrador 8. Numa semana postamos, na outra fizemos a reescrita. Dia 28/03 postei, dia 03/04 melhorei a postagem. Por isso não entendi seu comentário Anice!!Fiz até em cores diferentes para ficar bem claro que realizei em 03/04 uma reflexão do que postei em 28/03.