segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para além da sala de aula

A nona semana iniciou-se com a expectativa da visita da professora Darli e a torcida de que o motorista a levasse na escola certa.

Realizei para a turma a leitura da "Carta da Terra" material que pesquisei na internet em www.naia-rs.org.br,a carta diz assim: "Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se ajudarmos e respeitarmos uns aos outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade!

Além disso, pediremos aos nossos pais, parentes e vizinhos para que se empenhem em construir um mundo melhor para todos: que seja justo, sustentável, que respeite os direitos humanos, que preserve a natureza e defenda a ideia de paz..."

Depois dividi a turma em grupos de três alunos e cada grupo ganhou um princípio ético da carta, os alunos deveriam escrever o princípio e ilustrá-lo. Os grupos estavam concluindo quando a professora Darli chegou, claro que percebi uma agitação maior pelo fato de termos visita. As apresentações foram interessantes e ricas porque cada grupo teve que ir até a frente explicar o desenho que fizeram sobre o princípio. Este trabalho em grupo foi uma das propostas que achei bacana deixar para a última semana, pois seria um fechamento do estávamos estudando sobre o meio ambiente.
A intenção da carta e a minha é de fazer germinar que um outro mundo é possível e que crianças e adolescentes são a esperança de um mundo melhor!
Outra situação legal que surgiu no estágio foi a integração da turma com as funcionárias da escola e direção para construírmos juntos uma composteira para colocarmos o lixo orgânico. Nesta semana( provavelmente 17/06) colocaremos em prática. Esta nova forma de encarar o cotidiano escolar me fez lembrar de Bizzo (1992) que diz:
"A história da ciência revela a persistência de determinadas representações, durante longos períodos de tempo, e as rupturas ocorridas no processo de produção de conhecimento sobre o mundo".
Na quinta-feira iniciei a contação da história da "Família Sujo" porque estamos trabalhando em ciências os hábitos de higiene e acredito que a história aborda o assunto de uma forma muito divertida. Os alunos adoraram ouvir a história, ver as ilustrações do livro e recontá-la oralmente. Na sexta- feira fizemos um mini - livrinho em dobradura onde os alunos recriaram quatro partes importantes do livro. E por outro lado, como ressalta
Lemos (1988): "o processo de letramento será dependente de seus diferentes modos de participação...nas práticas discursivas orais em que as atividades ganham sentido".
Sábado (12/06) foi o momento de encontro entre alunos, pais e professores para conversarmos sobre o parecer descritivo onde consta o crescimento cognitivo, psicomotor e afetivo individual de cada aluno. Foi um momento muito importante para realizarmos os ajustes e combinações necessárias para o segundo trimestre que iniciou. Acho este momento de feed back do que foi trabalhado e avaliado no primeiro trimestre essencial para o desenvolvimento de cada sujeito e para a participação de cada família no crescimento de seu filho!

domingo, 6 de junho de 2010

Troca de Experiências

Esta semana foi curtíssima e segunda-feira estávamos eu e meus alunos no expectativa da visita da professora Darli. Para mim foi bastante foi frustante saber que minhas colegas foram visitadas e comigo acontecer um desencontro. Conversei na Escola sobre o fato de alguém ter recebido a professora e dito que eu não estava e todas as colegas afirmaram que não apareceu nenhuma pessoa procurando por mim. Acredito que o motorista levou a professora equivocadamente em outra escola, pois em minha escola o guarda encontra-se em férias.

O que aconteceu de positivo nesta semana é que terça-feira e quarta-feira a turma do 5º ano passeou nas salas de aula para conscientizar os alunos da escola sobre a importância da separação do lixo, explanaram para os dois turnos o que é lixo orgânico, sobre a coleta seletiva, explicaram sobre o caminhão que recolhe o lixo seco,como fizeram os panfletos ... Para a turma do 4º ano foi uma introdução ao assunto, pois em breve irão ao Aterro Sanitário e Galpão de Reciclagem, as professoras dos 3º anos comentaram que entrarão em breve no assunto lixo.

Na nossa conversa com a direção e com a cozinheira Margarete descobrimos que as funcionárias estão participando de um curso sobre reaproveitamento do lixo orgânico no colégio, promovido pela prefeitura. Conversando com a Margarete os alunos puderam fazer perguntas, colocar suas ideias e até questinaram se ela fazia a separação, se tinha composteira em sua casa... Esta conversa entre a cozinheira e o grupo de alunos me fez lembrar da frase de Guareschi: "Nesse processo dialético de acomodação, assimilação, cria-se um certo esquema mental, cognitivo, lógico". (Piaget apud Guareschi, 1994)

Em nossa conversa com a cozinheira me lembrou o que diz (Guareschi, 1994)"o saber é algo pessoal, singular, subjetivo, único, irrepetível. Saber no sentido original, significa sentir o gosto duma coisa, isso vem mostrar que saber é troca de experiências..." aconteceu a troca de ideias e ficou acertado que faremos um parceria entre as funcionárias e a turma para fazermos um composteira na escola e podermos aproveitar as cascas dos alimentos. A aluna Natalia e o aluno Pedro comprometeram-se de conversar com os pais no feriadão para fazer o buraco necessário.

Na semana seguinte faremos a auto-avaliação do envolvimento nas atividades propostas, pois esta semana foi curtíssima e não houve tempo.