quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hipóteses da Escrita antes e depois da escola

"O sujeito que conhecemos através de Piaget, procura compreender o mundo ativamente, resolvendo interrogações que o mundo provoca aprender a partir de suas próprias ações, aprende sobre os objetivos do mundo e constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza o mundo. O sujeito cognoscente possui hipóteses da escrita antes e depois da escola!" pág. 29 - Emília Ferreiro, Ana Teberosky

Eu assumi um 3º ano há pouco tempo e meus alunos são muito ativos e criativos em suas produções textuais. Recentemente criei no laborátório de informática um blog para nossa turma onde vamos inserir imagens de nossos trabalhos, realizar relatos de nossas atividades mais significativas.

Hoje uma aluna me viu tirando fotos das flores de garrafa pet que fizemos e na mesma hora disse:
_ É para colocar no blog!?
E eu comecei a pensar em como minha prática mudou após a entrada no PEAD. O uso da câmera fotográfica, do computador já faz parte de meu planejamento semanal e isto é um diferencial em minha formação e na de meu aluno.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação

A Internet será ótima para professores inquietos, atentos a novidades, que desejam atualizar-se, comunicar-se mais. Mas ela será um tormento para o professor que se acostumou a dar aula sempre da mesma forma, que fala o tempo todo na aula, que impõe um único tipo de avaliação. Esse professor provavelmente achará a Internet muito complicada - há demasiada informação disponível - ou, talvez pior, irá procurar roteiros de aula prontos -e já existem muitos - e os copiará literalmente, para aplicá-los mecanicamente na sala de aula.

•MORAN, José Manuel. Educar o educador. Disponível em: , Acesso em: jul. 2002.


Interação e aprendizagem cooperativa
As novas tecnologias da informação e da comunicação tornam o mundo um lugar onde
tudo está ao alcance de um mero “clique aqui”. Lévy e Labrosse (1999:10), destacam que
“quanto mais viajamos, no planeta ou nos livros, na Internet ou na sociedade à nossa volta,
mais se abre nossa mente. A comunicação entre os homens está duplicando-se, refletindo-se,
multiplicando-se na interconexão entre as informações lentamente guardadas nas bibliotecas e
que estão explodindo no ciberespaço”.

Desse modo, torna-se necessário ampliar as possibilidades de imersão de alunos e
professores em ambientes que estimulem novas formas de pensamento. Segundo Mello
(1989), os ambientes de aprendizagem computacionais devem ser ambientes adequados para o
aluno construir conhecimento científico ou metacognitivo. Justifica-se assim, o papel de
destaque da interação nesse ambiente, uma vez que esta é o elemento básico e inicial,
responsável pela abertura do canal de comunicação.
Ana Margô Mantovani
Interação, colaboração e cooperação em ambiente de aprendizagem computacional.
Disponível em www.labin.lasalle.tche.br

Os dois autores citados acima escrevem sobre a importância do professor utilizar o computador como recurso pedagógico.
Me considero uma professora inquieta e que busca novas formas de ensinar. Acredito que o uso das tecnologias seja um recurso que bem usado pelos professores será um grande aliado. Quando meus alunos no estágio relataram seu primeiro texto no blog eu comentei cada produção do computador de minha casa. No dia seguite todos puderam visualizar os comentários e seus avanços.
Concordo com os autores e percebo que o uso das tecnologias vai além, pois possibilita ao professor utilizar melhor o seu tempo para as intervenções necessárias e estimular os alunos com pesquisas e interlocuções com outros educandos
.

domingo, 12 de setembro de 2010

Escola,Projeto Pedagógico e Currículo

Encontrei em Escola, Projeto Pedagógico e Currículo no eixo um o seguite parágrafo de TARDIF:

O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. Cap. 3. p. 112 – 149. In TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003


"a pedagogia enquanto tecnologia interativa que se concretiza através da reflexão e da ação no processo ensino-aprendizagem, corresponde a uma atividade construtiva e interpretativa ao mesmo tempo: os professores precisam interpretar os objetivos, dar-lhes sentido em função das situações concretas de trabalho e, ao mesmo tempo, conceber e construir as situações que possibilitam a sua realização"(pág.12)

No desenvolvimento do meu TCC tentarei provar o quanto o uso das tecnologias está dissiminado na educação. E pode causar um grande impacto e mudanças significativas no processo-ensino aprendizagem. Se o professor puder utilizar o computador como instrumento e propor desafios significativos aos educandos através de uso de aplicativos como processador de textos, gerenciar banco de dados, ou uso do blog que favoreça a aprendizagem construtiva a partir de suas próprias ações mentais ou físicas está favorecendo a elaboração do seu conhecimento para apresentar a solução da situação-problema.
O professor é um eterno aprendiz e deve realizar uma leitura e uma reflexão de sua prática e lançar-se no desafio de renovar a metodologia e buscar novos recursos para aflorar as potencialidades e experiências dos seus alunos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Primeira Postagem - 2º semestre 2010

Quando estava realizando o estágio fizemos postagens no blog da turma. Os alunos relataram suas saídas de campo no blog, situações vividas no cotidiano de sala de aula. Quero aproveitar e revisitar o blog e perceber o gosto pela escrita...

Desde o estágio onde lecionei para o 5º ano percebi que o Blog desperta esta vontade de escrever sobre o que estamos vivenciando.

O assunto que penso desenvolver no TCC é a evolução da escrita do alunos do quinto ano a partir do incentivo e uso das tecnologias.Pretendo responder as seguintes questões:

Como está a escrita dos alunos do quinto ano atualmente?

Como estará a escrita dos alunos no final do segundo trimestre a partir do uso das tecnologias?


Como evoluiu a escrita a partir da intervenção nos textos criados?

Acredito que para aprofundar o assunto da evolução da escrita devo ler novamente Piaget, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Madalena Freire, Perrenoud, Paulo Freire...