segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Deficiência Intelectual na sala comum e na SIR

Pensei onde deveria escrever este relato, se no wiki, blog ou talvez no fórum de deficiência intelectual.
Optei por relatar aqui no blog, visto que meu estudo de caso tem relação com a palestra "A Deficiência Intelectual na Sala de aula comum e na sala especializada (SIR)" que assisti no sábado dia 20/06/09 com doutora Adriana Lima Verde (Fortaleza - CE)
A palestrante coloca que não se faz inclusão com práticas pedagógicas homogeneizantes. Devemos promover momentos de aprendizagem que levem a metacognição.Necessitamos proporcionar a pessoa deficiente intelectual a mobilização dos conhecimentos anteriores, perceber o tempo para o controle das tarefas.O professor deve ter uma gestão de sua sala de aula planejando atividades em duplas, em grupos heterogêneos, momentos individuais com a professora.Enfim, efetuar no dia-a-dia de sala de aula várias estratégias de aprendizagem.
A principal dificuldade da pessoa deficiente intelectual é em recordar o que ocorre quando não se mobiliza os bons indícios (caminhos) para acessar à consciência. O professor deve buscar associações, relações para ajudar o aluno a chegar na memória. Para os deficientes intelectuais, a memória a longo prazo não está disponível e ele junta seu esforço na reconstrução dessa unidade.Cada atividade apresentada para o aluno deve ser como se fosse a primeira vez, estes educandos necessitam de instruções para aprender a estratégia. O professor pode criar situações que possibilitem uma positiva relação com o saber.
Foi muito interessante que a professora da aluna T. deste ano estava na palestra e pode repensar um pouco sobre sua prática para melhor atendê-la.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Exatamente... e não só ela, né! Todos ali presentes repensaram seus fazeres e levaram consigo algum aprendizado. Com certeza este tema necessita de um público grande para que os efeitos ocorram para muitos. Abraço!!!