domingo, 27 de setembro de 2009

Currículo Integrado

A filosofia do "Taylorismo" propunha uma divisão social, onde as pessoas eram divididas em grupos distintos. Algumas pessoas passam a ser as que pensam e decidem e as outras obedecem e executam as tarefas.
O sistema de trabalho no "Fordismo" se dá através da organização e distribuição de tarefas sem a necessidade de conhecimento do todo do sistema de produção. As linhas de montagem são uma segmentação de todos os mecanismos que fazem parte da fabricação.
Os operários e operárias tanto no "Taylorismo" como no "Fordismo foram treinados para executarem tarefas muti concretas e fáceis. O "Fordismo" é uma fliosofia onde o menos importante são as pessoas, suas necessidades, interesses, não dando oportundade para osujeito desenvolver autonomia e independência.
As novas necessidades das economias tornam-se mais flexíveis precisando de pessoas com determinadas habilidades, competências para se adequarem as novas expectativas de mercado. Neste sentido a escola deve modernizar-se propondo um ensino mais interdisciplinar, participativo, buscando uma maior interação comunidade/escola.
Em minha opinião um dos principais compromissos da educação é formar cidadãos críticos e solidários para exercerem a democracia e contribuirem para uma sociedade mais humana que respeita o ritmo do sujeito, suas hablilidades, competências promovendo e valorizando a diversidade cultural.

A universalização do ensino fundamental

A universalização do ensino fundamental, até por sua história, abre caminho para que mais cidadãos possam se apropriar de conhecimentos avançados tão necessários para a consolidação das pessoas mais solidárias e de países mais autônomos e democráticos. Num mercado de trabalho onde a exigência de ensino médio vai se impondo, a necessidade de ensino fundamental é uma verdadeira corrida contra um tempo de exclusão não mais tolerável.
A função equalizadora da EJA vai dar cobertura a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais como donas de casa, migrantes, aposentados, encarcerados. A reentrada no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, seja pelas desiguais oportunidades de permanência ou de condições adversas, deve ser saudada como uma reparação corretiva, ainda que tardia de estruturas arcaícas, possibilitando aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços de estética e na abertura de canais de participação. Para tanto, são necessárias, mais vagas para estes "novos" e "novas" demantes de uma nova oportunidade de equalização.
Não se pode considerar a EJA apenas como um processo inicial de alfabetização. "A EJA busca formar e incentivar o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente com as dimensões do trabalho e cidadania." (CEB - págs. 9, 10)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aula Presencial de Libras

A aula presencial de libras foi muito interessante porque a professora e a tradutora tinham uma sincronia incrível.
Aprendi que a pessoa que não participa de comunidade surda, mesmo sendo surda é considerada deficiente auditiva. A pessoa deve se perceber e aceitar ser surda!! Muito importante isto.
Tenho um aluno com deficiência auditiva neste ano. Ingressou na escola em março. É um aluno que evoluiu muito na aprendizagem, pois chegou na escola com histórico escolar para terceira série mas sem estar alfabetizado. Algumas mudanças tive realizar na minha prática para que ele pudesse interagir mais como colocá-lo sempre na frente, ler em voz alta as atividades propostas,enviar atividades extras para os pais trabalharem em casa com ele, conversar com os pais para buscar ajuda com fonoaudióloga e psicopedagoga...Estamos sempre planejando e revendo nossa metodologia para aprimorar a forma de atingir o educando.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Contribuições de Comênio

Encontro muitos elementos da didática de Comênio em meu cotidiano escolar. A principal delas é o respeito à capacidade de compreensão do aluno. Atuo no turno da manhã com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, no laboratório de aprendizagem tenho que partir do que o sujeito sabe e tem facilidade de aprender para depois chegar ao conhecimento que ele ainda necessita de auxílio e intervenção do professor.
No planejamento de minhas aulas, para a terceira série que atuo no turno da tarde, procuro mesclar atividades que exijam menor e maior concentração das crianças. Planejo músicas para ensinar a tabuada, alguns conteúdos de ciências, jogos para aprender as quatro operações, memória para fixar conteúdos de português... Assim, acho que não sobrecarrego minhas aulas e estou cuidando da motivação de meu aluno.
No laboratório de aprendizagem que atuo pela manhã minha primeira preocupação é construir um vínculo como aluno para depois partir para o resgate de conhecimento. Com minha terceira série promovo algumas brincadeiras que ajudam na interação aluno-aluno e relação professor-aluno cuidando assim do bom relacionamento de todos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pela Marca conhecem você

Hoje tivemos aula presencial de Didática e EJA( Educação de Jovens e Adultos). Conversamos sobre as marcas que cada um de nós traz na sua trajetória em educação.
Minha principal marca foi que após ter sido mãe, pude compreender melhor a relação de afetividade que deve se estabelecer entre professor-aluno.
Dialogamos sobre as marcas que queremos deixar em nossos alunos (Didática) e as marcas que os alunos de EJA ( Educação de Jovens e Adultos) trazem de seu fracasso escolar ou sua falta de acesso ao ensino regular.
Algo que procuro deixar em meus alunos é o gosto pela leitura, pela arte e pela música por isso trabalho com meus alunos a arte de contar histórias, desenhar e cantar sensibilizando-os para o conhecimento.